Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Embaixador britânico diz que detenção de brasileiro em Londres é uma “questão” da polícia

David Miranda é companheiro do jornalista que revelou a estratégia de espionagem dos EUA

Internacional|Do R7, com Agência Brasil

David Miranda (esq.), que vive com Glenn Greenwald, foi obrigado a ficar no aeroporto de Heathrow por nove horas
David Miranda (esq.), que vive com Glenn Greenwald, foi obrigado a ficar no aeroporto de Heathrow por nove horas David Miranda (esq.), que vive com Glenn Greenwald, foi obrigado a ficar no aeroporto de Heathrow por nove horas (Uncredited/ASSOCIATED PRESS)

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Eliss, afirmou nesta segunda-feira (19) por meio de um comunicado à imprensa que a detenção do brasileiro David Miranda no aeroporto de Heathrow é “uma questão operacional da Polícia Metropolitana de Londres”.

Segundo a nota, o Ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, teve uma conversa particular com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, sobre a detenção de Miranda durante uma ligação telefônica.

"Eles concordaram que representantes dos governos brasileiro e britânico permanecerão em contato sobre o assunto. Esta continua sendo uma questão operacional da Polícia Metropolitana de Londres", dizia o comunicado.

— O Reino Unido e Brasil têm uma forte relação bilateral. Nós trabalhamos em estreita parceria em diversas áreas, incluindo comércio e investimento, educação e energia. Continuamos a discutir uma vasta gama de questões de importância mútua para a política externa e para a agenda de segurança internacional.

Publicidade

Miranda foi interrogado durante quase nove horas por oficiais da Scotland Yard no aeroporto de Heathrow, quando tentava voltar ao Rio de Janeiro, onde mora. Ele é companheiro de Glenn Greenwald, jornalista norte-americano que revelou a estratégia de espionagem eletrônica do governo dos Estados Unidos, feita pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).

Brasileiro casado com jornalista do caso Snowden é retido em Londres

Publicidade

País protesta contra retenção de brasileiro em Londres

De manhã, Patriota disse que a detenção de Miranda, ontem (18) durante nove horas, no Aeroporto de Heathrow, não se justifica. Miranda é companheiro do jornalista do diário inglês The Guardian, Glenn Greenwald, que divulgou informações sobre o esquema de espionagem do governo norte-americano.

Publicidade

“Espero que não volte a acontecer. Hoje mesmo deverei conversar com o chanceler William Hague, do Reino Unido”, disse o chanceler brasileiro, que, em discurso no Rio na manhã de hoje, condenou os “desmandos e desvios” que vêm sendo cometidos em nome do combate ao terrorismo no mundo. Segundo Patriota, há vários exemplos desse tipo de desmando, entre eles o enquadramento de pessoas mesmo sem justificativa alguma para a suspeita de envolvimento delas com o terrorismo.

— Continuamos a assistir alguns desmandos e desvios nessa questão do combate ao terrorismo. Reconhecemos que é um combate legítimo, que precisa ser articulado de forma a impedir que vidas inocentes sucumbam a atos de violência gratuita, mas também precisa se inspirar nos ideais de multilateralismo, direito internacional e racionalidade.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.