Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Emmanuel Macron é o novo presidente da França

A taxa de abstenção foi a maior desde as eleições de 1969, indicam dados do governo

Internacional|Do R7, com Reuters

Emmanuel Macron em local de votação
Emmanuel Macron em local de votação

Pesquisas de boca de urna apontam que o candidato de centro Emmanuel Macron venceu, neste domingo, as eleições presidenciais na França. Em seu primeiro pronunciamento, ele declarou que oretende "garantir a unidade da nação" e disse que escutará "todos os franceses".

— Lutarei com todas as forças contra a divisão que nos mina e se abate sobre nós. A partir desta noite e pelos próximos cinco anos, terei humildade, dedicação e determinação para servir em seu nome. Viva a República, viva a França.

Com 100% das urnas apuradas, o candidato obteve 66,06% dos votos e não será alcançado pela candidata de extrema-direita Marine Le Pen, que tem 33,95%.

Logo que a votação foi encerrada, pesquisas de boca de urna apontaram vitória de Macron, com cerca de 65% dos votos ante 35% de sua adversária, e Le Pen o telefonou reconhecendo a derrota.


Eleitores de Macron se concentraram no Carrossel do Louvre para comemorar a vitória. Além de bandeiras da França, alguns seguravam bandeiras da União Europeia. Após o primeiro turno, Macron tornou-se a única opção aos eleitores que desejavam permanecer no bloco. 

O ex-banqueiro de investimentos de 39 anos, que foi ministro da Economia por dois anos, mas nunca havia ocupado um cargo eletivo, irá agora se tornar o mais jovem líder francês desde Napoleão, sob uma promessa de superar ultrapassadas divisões entre esquerda e direita.


Ainda assim, o desempenho de Le Pen é um recorde para seu partido, a Frente Nacional, cujas políticas anti-imigrantes o faziam até recentemente um pária no cenário francês, o que ressalta a escalada das divisões que Macron agora tentará superar.

As políticas anti-imigração, a favor de elevados gastos e o nacionalismo de Le Pen preocuparam os mercados financeiros, mas tiveram forte apelo junto a muitos dos mais pobres em meio a um cenário de desemprego elevado, tensões sociais e preocupações com segurança.


A fatia dos votos obtida por Le Pen foi quase o dobro da obtida por seu pai Jean-Marie, último candidato da Frente Nacional a disputar o segundo turno das eleições presidenciais, contra Jacques Chirac, em 2002.

O atual presidente da França, François Hollande, disse que vitória de Macron é sinal de união da França. A vitória de Macron também foi saudade por líderes da União Europeia. Pelo Twitter, o presidente Michel Temer cumprimentou o candidato eleito.

Abstenção

A taxa de abstenção chegou a 25,38%. Trata-se do menor nível de comparecimento desde 1969. Em 2012, nessa mesma etapa do processo eleitoral, 71,96% dos eleitores haviam comparecido às urnas. Já em 2007, o nível havia atingido 75,11%. 

A França é uma República Parlamentarista, ou seja, tem um presidente e um primeiro-ministro. Além das eleições presidenciais, a França também terá eleições parlamentares este ano, em 11 e 18 de junho. O novo premiê do país será nomeado pelo presidente, dentre os membros do Parlamento.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.