Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresário considerado 'testa de ferro' de Maduro ajudou autoridades dos EUA por 1 ano

Alex Saab forneceu informações sobre suas atividades criminosas antes de ser preso acusado de lavagem de dinheiro

Internacional|

Empresário Alex Saab acusado de ser testa de ferro de Nicolas Maduro em esquemas de lavagem de dinheiro
Empresário Alex Saab acusado de ser testa de ferro de Nicolas Maduro em esquemas de lavagem de dinheiro Empresário Alex Saab acusado de ser testa de ferro de Nicolas Maduro em esquemas de lavagem de dinheiro

O empresário colombiano-venezuelano Alex Saab, suposto testa de ferro do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e acusado nos Estados Unidos de conspiração para lavagem de dinheiro, colaborou com a agência antidrogas americana (DEA) durante um ano.

As informações estavam em dois documentos judiciais que tiveram sigilo quebrado, nesta quarta-feira (16), por ordem do juiz Robert N. Scola, responsável pelo julgamento de Saab.

Os papeis revelam que o empresário "cooperou com agentes do DEA, forneceu informações sobre sua atividade criminosa, participou de uma cooperação proativa como fonte confidencial, e entregou dinheiro aos Estados Unidos e à DEA como parte de um acordo de autoentrega nos Estados Unidos para enfrentar acusações por sua conduta criminosa".

De acordo os documentos, a cooperação de Saab "incluiu o fornecimento de informações sobre propinas que ele pagou e os crimes que cometeu"

Publicidade

Saab está detido em Miami desde que foi extraditado por Cabo Verde em outubro do ano passado após um mandado dos EUA. O julgamento do empresário nos EUA está marcado para outubro deste ano.

De acordo com o juiz, em quase um ano a defesa não apresentou argumentos válidos de que a divulgação desses documentos coloca em perigo a família do réu na Venezuela.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.