Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Equipes das embaixadas instaladas na Coreia do Norte têm apenas cinco dias para deixar o país

Governo norte-coreano emitiu comunicados formais solicitando evacuações devido às tensões na península

Internacional|Do R7, com agências internacionais

O governo britânico foi informado nesta sexta-feira (5) que a Coreia do Norte irá garantir a segurança das embaixadas e organizações internacionais instaladas no país apenas até o dia 10 de abril, em caso de conflito. A Inglaterra aproveitou para recordar que a Coreia tem obrigação de proteger as missões diplomáticas por conta "das responsabilidades sob a Convenção de Viena".

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, também recebeu um comunicado semelhante.

— A proposta chegou para as embaixadas que trabalham em Pyongyang e agora estamos tentando esclarecer esta situação. Fizemos várias perguntas que neste caso eram necessárias fazer para nossos vizinhos norte-coreanos.

Lavrov assegurou que as autoridades do regime comunista apresentaram apenas uma proposta e não uma decisão definitiva sobre a evacuação.

Publicidade

— Estamos em contato próximo com nossos sócios chineses, da mesma forma que com americanos, sul-coreanos e japoneses, ou seja, com os participantes das negociações de seis lados.

A embaixada russa é uma das poucas missões diplomáticas estrangeiras credenciadas pelo regime comunista norte-coreano. Além disso, funcionam no país as legações da China, Cuba, Suécia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Índia, Paquistão, Síria, Egito, Vietnã e Palestina, entre outras.

Publicidade

Governo norte-coreano investe em armas e propaganda enquanto população sofre com a miséria

Coreia do Norte recebe autorização para ataque nuclear

Publicidade

Em Moscou, uma fonte da chancelaria citada pelas agências locais afirmou que a segurança dos cidadãos russos é uma prioridade para o governo do país.

— Infelizmente, a situação não avança na direção que nós gostaríamos. Isto causa preocupação. Para nós, a segurança de nossos cidadãos passa agora para o primeiro plano.

Em relação à eventual retirada dos funcionários da legação diplomática russa, a fonte acrescentou que evacuar uma embaixada não é uma tarefa que possa ser feita em poucos dias.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.