Espanha enfrenta onda de calor que pode passar dos 44°C
Várias regiões do país estão em alerta contra possíveis incêndios florestais e emergências médicas devido à alta temperatura
Internacional|Do R7
Praticamente toda a Espanha está desde esta quarta-feira (11) sob os efeitos de uma onda de calor cujo pico acontecerá entre sexta-feira e domingo, quando as temperaturas podem ultrapassar 44ºC em algumas regiões.
Leia também: Chuvas intensas, secas e ondas de calor deixam cientistas em alerta
Além disso, há receios de um aumento dos níveis de radiação ultravioleta e do risco de incêndios, justamente em um momento em que alguns países mediterrâneos vêm combatendo chamas difíceis de serem controladas, como Argélia, Itália e Grécia.
Por esta razão, o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, pediu "máxima prudência e plena cooperação" à população.
As comunidades autônomas espanholas também estão tomando medidas. Na Catalunha, acampamentos e atividades esportivas em montanhas foram proibidos até segunda-feira nas áreas com maior risco de incêndio.
Já em Extremadura e Castilla-La Mancha, os governos regionais pediram que sejam evitados o uso de máquinas agrícolas ou outras que possam provocar incêndios.
De acordo com a Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (Aemet), o país está enfrentando a "mais intensa, extensa e duradoura" onda de calor deste verão, um episódio de temperaturas sufocantes que durará pelo menos até terça-feira e será sentido em toda a península e nas Ilhas Baleares, no Mediterrâneo, com exceção da Galícia e o norte da Cantábria.
Entre sexta-feira e domingo, os três dias mais quentes, as temperaturas máximas e mínimas devem ficar de 5 a 10 graus Celsius acima do normal para esta época do ano na maior parte da Espanha