Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Estudantes morrem asfixiados na Grécia ao tentar improvisar calefação

Partido Comunista acusa o governo de ter "grande responsabilidade" no acidente, devido ao aumento do preço dos combustíveis de calefação

Internacional|Do R7

A tragédia foi descoberta por uma amiga das vítimas; dois jovens estão em coma
A tragédia foi descoberta por uma amiga das vítimas; dois jovens estão em coma

Dois estudantes universitários de 21 e 22 anos morreram e outros três continuam internados em estado grave depois de inalar monóxido de carbono produzido por uma lareira que improvisaram por não poder pagar pela calefação, informou nesta sexta-feira (1º) uma fonte da polícia à Agência Efe.

Os fatos ocorreram ontem em Larissa (centro do país) e foram descobertos quando uma amiga das vítimas avisou à proprietária da casa que seus colegas de faculdade não respondiam.

Quando as duas entraram na casa, dois jovens estavam mortos e, os outros três, inconscientes.

Segundo os médicos do hospital para o qual foram levados, sua vida não corre risco, mas acredita-se que podem ter graves sequelas por falta de oxigenação no cérebro. Dois deles estão em coma.


Os jovens haviam construído um braseiro com os restos de um aquecedor de água estragado, onde queimavam carvão.

A Universidade Técnica de Larissa, onde os jovens estudavam, decretou um dia de luto e o Partido Comunista acusou o governo de ter "grande responsabilidade" no acidente por ter aumentado o preço dos combustíveis de calefação.


Por exigência da troika, o Executivo dirigido pelo conservador Antonis Samaras cancelou as reduções impositivas que até agora eram aplicadas ao gasóleo para calefação — o combustível mais utilizado na Grécia — o que gerou um aumento de entre 40% e 60% de seu preço.

No início de janeiro, o ministro das Finanças, Yannis Sturnaras, anunciou que os subsídios de calefação às famílias mais pobres não serão estendidos para este inverno, além de para as 27 mil famílias a que já foi concedido, e pediu aos gregos para "serem pacientes por mais um ano".


— Se abandonarmos [a austeridade] não receberemos o próximo pacote [do empréstimo]. Estabelecemos metas que precisamos cumprir. Se não, perderemos a confiança que começamos a reconstruir.

A demanda de gasóleo caiu 80% já que muitos gregos buscaram métodos alternativos como as estufas de lenha ou carvão, em que geralmente também são queimadas madeiras impróprias para este uso, como pedaços de móveis velhos.

Por isso, os níveis de poluição em cidades como Atenas superam em 15 vezes os permitidos pela União Europeia, segundo um relatório de várias universidades citado hoje pelo jornal Kathimerini. 

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.