Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA afirmam que oposição síria é uma representante legítima do povo

Os franceses reconheceram oficialmente, nesta terça-feira (13), a nova coalizão rebelde

Internacional|

Os Estados Unidos consideraram nesta terça-feira (13) que a nova coalizão opositora síria estabelecida no domingo é "uma representante legítima do povo sírio", mas evitaram reconhecê-la como um futuro governo provisório como havia feito anteriormente a França.

"Acreditamos que ela é uma representante legítima do povo sírio, um reflexo do povo sírio (...) Queremos também que (esta coalizão opositora) prove sua capacidade de representar os sírios dentro da Síria", declarou o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Mark Toner.

Washington já havia saudado na noite de domingo (11) o acordo de Doha criando uma coalizão nacional da oposição síria para lutar contra "o regime sanguinário" do presidente sírio, Bashar al Assad.

França reconhece nova coalizão de oposição da Síria

Publicidade

Novos bombardeios na fronteira entre Síria e Turquia

Brasil é eleito pela terceira vez para o Conselho de Direitos Humanos da ONU

Publicidade

"Nós agora temos uma estrutura estabelecida que pode preparar uma transição política, mas aguardamos a criação de comitês técnicos graças aos quais teremos a certeza de que nossa assistência chegará de forma segura", disse Toner.

Os Estados Unidos defendem há meses uma assistência humanitária e uma ajuda "não-letal" à oposição síria, rejeitando oficialmente qualquer fornecimento de armas à rebelião.

Publicidade

A secretária de Estado Hillary Clinton havia rejeitado publicamente no dia 31 de outubro o Conselho Nacional Sírio, pedindo uma oposição síria ampla, unida e plural.

A França foi nesta terça-feira a primeira potência ocidental a reconhecer a nova coalizão opositora síria, abrindo a porta para o fornecimento de armas aos rebeldes da Síria.

Antes, o chefe desta coalizão, Ahmad Moaz al-Khatib, havia pedido no Cairo "armas apropriadas" para "pôr fim ao sofrimento dos sírios", no momento em que o número de mortos no conflito chega a mais de 37.000 em 20 meses, segundo uma ONG.

Quer ler mais notícias? Clique aqui

Leia mais notícias em Internacional

R7 Fotos - Imprima suas fotos! Desconto de 25%. Clique aqui!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.