Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA anunciam manobras militares com aliados no leste da Europa

Segundo secretário americano, exercícios não tem relação com a escalada de tensões entre Rússia e Ucrânia

Internacional|

Tropas americanas estão presentes em países-membros da Otan na Europa
Tropas americanas estão presentes em países-membros da Otan na Europa Tropas americanas estão presentes em países-membros da Otan na Europa

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (23) que as forças do país na Europa e na África iniciarão exercícios militares com aliados no final deste mês, com 13 mil participantes de 13 países.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse em entrevista coletiva que os exercícios, chamados "Saber Strike 22", vão durar até março e já estavam planejados há algum tempo.

"Eles acontecem no inverno para demonstrar a capacidade de operar em condições austeras", disse Kirby, que não especificou o local das manobras.

De acordo com o site da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), os exercícios foram originalmente planejados para de 24 de janeiro a 1º de abril em diferentes países, como Eslováquia, Estônia, Lituânia, Letônia, Noruega, Polônia e República Tcheca.

Publicidade

Kirby acrescentou que os exercícios servem para mostrar que as forças dos EUA na Europa podem apoiar as operações em andamento, enquanto conduzem treinamentos pré-planejados, sem minar seu apoio à Otan e seus parceiros.

Os exercícios coincidem com o aumento da tensão internacional depois que a Rússia reconheceu a independência das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia e autorizou o envio de militares para a região de Donbas, onde ambas ficam.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.