Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA anunciam sanções econômicas a regiões separatistas na Ucrânia

Casa Branca também deve divulgar nas próximas horas restrições contra a Rússia por violações de compromissos internacionais

Internacional|Lucas Ferreira, do R7

Manifestação pró-Ucrânia em Washington, capital dos Estados Unidos
Manifestação pró-Ucrânia em Washington, capital dos Estados Unidos Manifestação pró-Ucrânia em Washington, capital dos Estados Unidos

Os Estados Unidos anunciaram na tarde desta segunda-feira (21) um conjunto de sanções econômicas contra os territórios separatistas pró-Rússia na Ucrânia, reconhecidos pelo presidente russo Vladimir Putin por decreto.

Segundo comunicado da Casa Branca, o presidente Joe Biden deve assinar nas próximas horas uma Ordem Executiva que determinará a proibição de operações comerciais com a República Popular de Donetsk e a República Popular de Luhansk.

"O presidente Joe Biden emitirá em breve uma Ordem Executiva que proibirá novos investimentos, comércio e financiamento por pessoas dos EUA para ou nas chamadas regiões de Donetsk e Luhansk na Ucrânia", informa o comunicado.

Ainda por meio de nota, a Casa Branca destacou que em breve serão divulgadas medidas adicionais em relação à "flagrante violação dos compromissos internacionais da Rússia". O governo ressaltou que essas sanções não teriam ligação com o pacote de ações para retaliar uma possível ofensiva russa contra a Ucrânia.

Publicidade

"Essas medidas são separadas e seriam adicionais às medidas econômicas rápidas e severas que estamos preparando em coordenação com os aliados e parceiros para o caso de a Rússia invadir ainda mais a Ucrânia."

A Casa Branca também informa que continuará "a consultar de perto os aliados e parceiros, incluindo a Ucrânia", para as próximas ações diante da escalada russa. "Prevemos um movimento como esse da Rússia e estamos prontos para responder imediatamente", conclui.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.