Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA auxiliam saída de 4 americanos que estavam no Afeganistão

Retirada dos cidadãos aconteceu em rota terrestre e é a primeira operação do tipo desde a saída dos norte-americanos do país

Internacional|

EUA retiram 4 americanos do Afeganistão em operação terrestre
EUA retiram 4 americanos do Afeganistão em operação terrestre EUA retiram 4 americanos do Afeganistão em operação terrestre

As autoridades dos Estados Unidos auxiliaram nesta segunda-feira (6) a saída de quatro americanos que estavam no Afeganistão através de uma rota terrestre, após o governo americano ter concluído no dia 30 de agosto a retirada de tropas e a retirada de seus cidadãos e de colaboradores afegãos.

Sem revelar muitos detalhes, um porta-voz do Departamento de Estado disse à Agência Efe que os quatro americanos foram recebidos por funcionários da embaixada dos EUA no país ao qual chegaram ao cruzarem a fronteira do Afeganistão.

Um funcionário do Departamento de Estado explicou que esses são os primeiros cidadãos que foram auxiliados na saída do Afeganistão desde a segunda-feira passada.

O chefe de gabinete da Casa Branca, Ron Klain, afirmou no domingo que o governo acredita que há cerca de cem americanos no Afeganistão e que os EUA encontrará uma maneira de retirá-los, caso queiram sair.

Publicidade

"Sabemos que muitos deles têm parentes, muitos querem ficar, mas vamos retirar os que quiserem sair", analisou Klain.

Leia mais: Talibãs proíbem manifestação pró-bandeira do Afeganistão

Publicidade

Na semana passada, Ned Price, porta-voz da pasta, comentou que não podia entrar em detalhes sobre possíveis rotas terrestres para evacuar os americanos que continuam no Afeganistão, mas garantiu que o governo estuda todas as opções disponíveis.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, destacou na quarta-feira que cerca de 6 mil americanos e 124 mil civis - entre colaboradores afegãos e cidadãos de outros países - foram evacuados do Afeganistão a bordo de voos militares através do aeroporto de Cabul.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.