EUA espionaram milhões de ligações telefônicas na Noruega
Considerando a população norueguesa, este já é o país mais espionado em todo o mundo
Internacional|Do R7
A Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos espionou mais de 33 milhões de chamadas telefônicas na Noruega em um mês, revelou nesta terça-feira (19) o jornal norueguês Dagbladet com base em documentos entregues pelo ex-consultor americano Edward Snowden.
Segundo o Dagbladet, a NSA espionou 33,2 milhões de chamadas efetuadas de 10 de dezembro de 2012 a 8 de janeiro de 2013, mas não exclui que o programa de vigilância tenha existido antes e depois deste período.
Isso representa cerca de 10% de todas as comunicações telefônicas realizadas em um mês na Noruega, segundo o Datatilsyn, o organismo norueguês de proteção de dados.
Supremo dos EUA rejeita revisão em programas de espionagem da NSA
Chanceler alemã exige que tudo seja esclarecido sobre espionagem americana
Segundo o jornal, se levada em conta a população do país, que tem cinco milhões de habitantes, a Noruega foi o país mais espionado.
Este é mais um caso de espionagem telefônica revelada por Snowden, que é procurado pelos Estados Unidos e está asilado na Rússia.
"É muito grave e evidentemente inaceitável que existam programas de vigilância dos cidadãos noruegueses de tal amplitude", declarou ao jornal Bjoern Erik Thon, diretor do Datatilsyn.
As autoridades norueguesas disseram que não estavam cientes do programa de vigilância.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia