Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA não confirmam invasão russa à Ucrânia na quarta-feira (16)

Americanos não cravam data para possível ofensiva da Rússia, mas destacam que qualquer "ataque surpresa" será partilhado

Internacional|

Exércitos russos e ucranianos realizam exercícios militares no leste da Europa
Exércitos russos e ucranianos realizam exercícios militares no leste da Europa Exércitos russos e ucranianos realizam exercícios militares no leste da Europa

Autoridades seniores dos EUA disseram neste domingo (13) que não poderiam confirmar que relatórios de inteligência do país indicam que a Rússia está planejando invadir a Ucrânia na quarta-feira (16), mas afirmaram que tentariam evitar qualquer "ataque surpresa" compartilhando o que sabem sobre os planos da Rússia.

O Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, repetiu que uma invasão russa pode começar em qualquer dia, e o presidente Joe Biden afirmou que ele apoiará a Ucrânia após uma invasão e defenderá os territórios da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

"Não podemos prever perfeitamente o dia, mas estamos dizendo há algum tempo que estamos dentro da janela, e uma invasão da Rússia à Ucrânia pode começar a qualquer dia agora. Isso inclui essa próxima semana, antes do fim das Olimpíadas", disse Sullivan ao programa "State of the Union" da CNN, ao ser questionado sobre a possibilidade de acontecer na quarta-feira.

"Vamos defender cada centímetro de território da Otan, cada centímetro de território do Artigo Cinco e achamos que a Rússia entende perfeitamente essa mensagem", afirmou Sullivan, em outra entrevista, ao programa "Face the Nation" da CBS.

A Ucrânia, por sua vez, não faz parte da Otan e tentou nos últimos anos entrar na aliança militar. Uma das exigências russas para a desescalada das tensões é que o governo de Kiev não se junte ao poderoso tratado de defesa do ocidente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.