Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA pedem ao Haiti para realizar eleições este ano, como planejado

Governo norte-americano sugeriu que a votação seja realizada no fim de 2021, mesmo após assassinato do presidente Jovenel Moise

Internacional|

Jovenel Moise foi morto dentro da residência presidencial, em Porto Príncipe
Jovenel Moise foi morto dentro da residência presidencial, em Porto Príncipe Jovenel Moise foi morto dentro da residência presidencial, em Porto Príncipe

Os Estados Unidos pediram ao Haiti nesta quarta-feira (7), que avance com as eleições marcadas para o final deste ano, dizendo que elas podem apresentar um caminho a seguir após o assassinato do presidente Jovenel Moise.

Leia também: Assassinos do presidente do Haiti eram 'mercenários profissionais'

"Ainda é a opinião dos Estados Unidos de que as eleições este ano devem prosseguir", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, a repórteres, acescentando que uma votação justa "facilitaria uma transferência pacífica de poder para um presidente recém-eleito".

Moise foi morto na manhã desta quarta-feira por um comando armado que invadiu sua casa. Sua esposa ficou gravemente ferida. O primeiro-ministro Claude Joseph decretou estado de sítio no país caribenho já mergulhado em crise política e de segurança.

Publicidade

Moise indicou Ariel Henry como o novo primeiro-ministro na segunda-feira, com a missão de realizar as eleições.

Em meio à insegurança e à violência de gangues que geram temores de que o país caia na anarquia generalizada, o Conselho de Segurança da ONU, os Estados Unidos e a Europa consideram prioritário a realização de eleições presidenciais e legislativas livres e transparentes antes do final do ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.