Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA quer expulsar Irã da comissão da ONU para direitos da mulher

País é palco dos maiores protestos desde a Revolução Islâmica de 1979, após a morte de Mahsa Amini sob custódia da polícia moral

Internacional|

Irã é palco dos maiores protestos desde a Revolução Islâmica de 1979
Irã é palco dos maiores protestos desde a Revolução Islâmica de 1979 Irã é palco dos maiores protestos desde a Revolução Islâmica de 1979

A vice-presidente americana, Kamala Harris, disse nesta quarta-feira (2) que os Estados Unidos vão tentar expulsar o Irã de uma comissão da ONU para os direitos das mulheres, destacando a "coragem" dos protestos contra o governo local.

Kamala afirmou que Washington trabalhará com outras nações para expulsar o Irã da Comissão da Condição Jurídica e Social da Mulher da ONU, cujos membros são eleitos por períodos de quatro anos.

"O Irã mostrou, por meio da negação dos direitos das mulheres e da brutal repressão contra o próprio povo que não é apto para servir nesta Comissão", frisou Harris, em um comunicado.

A presença do país nesse comitê "desacredita a integridade dos membros e o trabalho para avançar seu mandato", acrescentou.

Publicidade

O Irã é palco dos maiores protestos desde a Revolução Islâmica de 1979, após a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, em 16 de setembro, sob custódia da polícia moral.

"A todos aqueles que protestam, reitero que vemos e ouvimos vocês. Sua coragem me inspira, e [inspira] tanta gente ao redor do mundo", completou Kamala.

Os Estados Unidos e os aliados europeus impuseram uma série de sanções ao Irã pelos protestos e ajudaram a restaurar o acesso à internet interrompido pelas autoridades.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.