Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Febre de Lassa volta a assombrar países da África e mata 101 desde agosto

Doença é provocada por um vírus potente, semelhante ao ebola 

Internacional|Do R7

Surto de Febre de Lassa assusta África novamente
Surto de Febre de Lassa assusta África novamente Surto de Febre de Lassa assusta África novamente

A Nigéria enfrenta um novo surto de febre de Lassa — doença que matou 101 pessoas desde agosto de 2015. O vírus mortal, semelhante ao ebola, tem crescido intensamente no país.

O NCDC (Centro de Controle de Doenças da Nigéria) afirmou que as estatísticas relataram 175 casos da doença hemorrágica conhecida como febre de Lassa desde o último mês de agosto. 

— Hoje, 19 Estados estão sob estado de atenção por ter casos suspeitos da doença, detectados por exames laboratoriais que estão pendentes.

A África Ocidental tem lutado para conter um surto do vírus, segundo dados das autoridades de saúde do país divulgados no sábado (6). Mortes pela febre de Lassa foram registradas na capital da nação política, Abuja, em Lagos, e em 14 outros Estados, disse o NCDC.

Publicidade

Enquanto as autoridades de saúde asseguram que têm o vírus sob controle, o país mais populoso da África — com mais de 170 milhões de habitantes — teme que a escala real do surto é sub-relatada.

O NCDC disse que autoridades distribuíram grandes quantidades de drogas, incluindo comprimidos de ribavirina, e garrafas de higienizadores de mãos em todo o país para combater a doença. No entanto, relatou que o apoio logístico e os relatórios atrasados dos casos por Estados estão prejudicando a luta contra a febre de Lassa.

Publicidade

O surto só foi anunciado em janeiro — meses após a manifestação do primeiro caso, que ocorreu em agosto — com mortes subsequentes relatadas em dez Estados, incluindo Abuja.

OMS tentará melhorar preparo de países perante epidemias inevitáveis

Publicidade

No ano passado, 12 pessoas morreram na Nigéria — de 375 infectados. Em 2012, foram relatados 1.723 casos e 112 mortes, de acordo com o CDC.

No vizinho Benin, pelo menos nove pessoas morreram em um surto de Lassa, com um total de 20 casos suspeitos, segundo as autoridades de saúde.

O número de infecções pela doença em toda a África Ocidental varia de 100 a 300 mil por ano, com cerca de 5 mil mortes, de acordo com os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças.

A doença pertence à mesma família do Marburg e ebola, dois vírus mortais que levam a infecções com febre, vômitos e, no pior dos cenários, sangramento hemorrágico.

Endêmica da região, a febre de Lassa é assintomática em 80% dos casos, mas para outros pode causar hemorragia interna, especialmente quando diagnosticado tardiamente.

O vírus é transmitido por meio do contato com alimentos ou utensílios domésticos contaminados com urina ou fezes de ratos, ou depois de entrar em contato direto com os fluidos corporais de uma pessoa infectada.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.