França autoriza medicamento feito com maconha
O Sativex será utilizado por certos pacientes que sofrem de esclerose múltipla
Internacional|Do R7
As autoridades médicas francesas autorizaram o lançamento comercial de um medicamento derivado da maconha, o Sativex, prescrito para aliviar as dores ocasionadas pela esclerose múltipla, informou nesta quinta-feira (9) o ministério da Saúde.
Esta autorização "é uma etapa prévia à comercialização do produto, que será realizada por iniciativa do laboratório", declarou o ministério. O Sativex, um spray bucal do laboratório britânico GW Pharmaceuticals, deve ser comercializado na França por outro laboratório, Almirall.
Governador de Nova York libera maconha para uso médico no estado
Laboratórios estrangeiros interessados em comprar maconha do Uruguai
Em outubro, o Almirall indicou à AFP que esperava poder comercializar o spray "em 2015 no melhor dos casos", um produto já disponível em diversos países europeus, entre eles Alemanha e Grã-Bretanha.
O Sativex será utilizado "por certos pacientes que sofrem de esclerose múltipla e para aliviar as contraturas severas resistentes a outros tratamentos", indicou o ministério francês da Saúde. O tratamento deverá ser iniciado por médicos de hospital.
Na França, pode ser receitado há vários anos um derivado da cannabis obtido por síntese, o Dronabinol, para tratar dores crônicas no âmbito de um procedimento especial reservado às patologias para as quais não existe tratamento adequado.
Maioria é a favor da legalização da maconha nos EUA, diz pesquisa