Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

França declara 'guerra' econômica e financeira contra a Rússia

Ministro francês acredita que as sanções devem levar ao colapso da economia russa como forma de punição pela invasão da Ucrânia

Internacional|

Governo francês acredita que o pacote seja 'extremamente eficaz'
Governo francês acredita que o pacote seja 'extremamente eficaz' Governo francês acredita que o pacote seja 'extremamente eficaz' (JOHANNA GERON/AFP)

A França declarou nesta terça-feira (1) uma "guerra econômica e financeira total" contra a Rússia que levaria ao colapso da economia russa como punição pela invasão da Ucrânia.

Os Estados Unidos e seus aliados impuseram sanções ao banco central russo, a oligarcas e autoridades, incluindo o próprio presidente Vladimir Putin, e barraram alguns bancos russos do sistema de pagamentos internacionais Swift.

O ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, descreveu os pacotes de sanções como "extremamente eficazes".

"Estamos travando uma guerra econômica e financeira total contra a Rússia", disse Le Maire à rádio France Info. "Vamos causar o colapso da economia russa."

Publicidade

Os comentários de Le Maire provocaram uma resposta irada do ex-presidente e primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev, que agora é vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa.

"Cuidado com a língua, cavalheiros! E não se esqueçam de que na história da humanidade as guerras econômicas muitas vezes se tornaram reais", tuitou Medvedev.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.