Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Furacões Katia e José ganham força e se aproximam do Caribe

Katia, de categoria 1, seguirá rumo ao México nas próximas horas

Internacional|Do R7, com agência Brasil e Reuters

O furacao Irma matou pelo menos dez pessoas no Caribe
O furacao Irma matou pelo menos dez pessoas no Caribe

Outros dois furacões ganharam força e se aproximam do Caribe. Desde o início da semana, a região sofre com o furacão Irma, que já matou pelo menos dez mortos em pequenos países entre quarta-feira (6) e quinta-feira (7).

O furacão Katia, de categoria 1, começará a se movimentar rumo ao litoral mexicano na noite desta quinta-feira (7) ou no começo de sexta-feira (8), informou o NHC (Centro Nacional de Furacões) dos Estados Unidos em seu último boletim.

Katia se mantém estacionado diante do litoral mexicano, com ventos de 130 km/h e sequências de maior intensidade, e é esperado que nas próximas horas inicie um leve movimento rumo ao sudoeste.

No último boletim do NHC, Katia estava localizado em águas do Golfo do México a 345 km ao leste de Tampico e 315 km de Vera Cruz.


Como o furacão Irma se compara a outras tempestades históricas

A zona situada entre Cabo Rojo e Lago Verde permanece sob aviso de furacão (passagem em 36 horas), enquanto o aviso de ventos com força de tempestade tropical (até 118 km/h) foi emitido ao norte de Cabo Rojo até Río Panuco e ao sul de Lago Verde a Porto de Vera Cruz.


Os ventos até 118 km/h se estendem por 16 km desde o centro do ciclone e os de tempestade tropical são sentidos por até 72 km, indicou NHC.

Além dos ventos, foi previsto um aumento da maré de entre 1,5 a 2,1 metros, situação que virá acompanhada de "grandes e destrutivas" ondas.


Chegada de furacão deixa "pessoas alucinadas" na Flórida, diz brasileira

Os meteorologistas do NHC anteciparam que Katia produzirá também acúmulos de chuva, que podem causar inundações e deslizamentos de terra, especialmente em áreas de terreno montanhoso.

Katia se formou na quarta-feira (6) no Atlântico, onde também permanecem ativos José, também de categoria 1, e Irma, considerado o mais poderoso formado no Atlântico e que já devastou várias ilhas do Caribe, onde deixou um saldo de pelo menos 11 mortos.

Furacão José

A tempestade tropical José, em direção ao Caribe, ganhou força de furacão na quarta-feira e pode se tornar uma grande tempestade de categoria 3 até sexta-feira, disse o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

José estava cerca de 1.675 km a leste das Pequenas Antilhas, com ventos máximos sustentados de 120 km/h, segundo o órgão.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.