Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

General Motors suspende operações em fábricas na Venezuela

Paralisação ocorre após autoridades terem fechado unidades da empresa no país

Internacional|Do R7

A empresa não deu muitos detalhes sobre a apreensão
A empresa não deu muitos detalhes sobre a apreensão A empresa não deu muitos detalhes sobre a apreensão

A General Motors paralisou suas operações nas fábricas da Venezuela nesta quinta-feira (20) após autoridades públicas terem fechado unidades da empresa. Por meio de um comunicado, a automobilística descreveu a aquisição como uma "apreensão judicial ilegal de seus ativos".

A apreensão ocorreu depois que o país viu uma série de protestos acontecerem nos últimos dias contra o presidente Nicolás Maduro. Três pessoas fomra mortas nesta quarta-feira (19) em uma manifestação na qual dezenas de venezuelanos tomaram as ruas para exigir novas eleições e a soltura de políticos da oposição que foram presos.

Hoje o país tem altos índices de crime, de inflação e ainda falta de serviços básicos que devem ser oferecidos para a população. 

As relações da Venezuela com os Estados Unidos também têm sido tensas nos últimos anos, embora a retórica antiamericana de Maduro tenha diminuído desde que o presidente Donald Trump tomou posse.

Publicidade

A GM não forneceu detalhes sobre a apreensão inesperada.

O governo venezuelano já apreendeu ativos pertencentes a empresas norte-americanas, incluindo os do fabricante de produtos de limpeza Clorox em 2014. Clorox posteriormente saiu do mercado venezuelano.

Publicidade

A General Motors Venezolana, subsidiária local da GM, foi criada em 1948 e emprega cerca de 2.700 trabalhadores e tem 79 concessionários no país. A empresa disse que faria "pagamentos de separação" para os trabalhadores afetados.

"A GMV rejeita veementemente as medidas arbitrárias adotadas pelas autoridades e tomará todas as ações legais, dentro e fora da Venezuela, para defender seus direitos", afirmou em comunicado.

— A empresa está confiante de que a justiça acabará por ser atendida e espera continuar liderando o mercado venezuelano, enquanto a GMV, por meio de seus revendedores, continuará a fornecer serviços pós-venda e peças para seus clientes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.