Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Grupo Wagner diz que ucranianos ganharam posições em Bakhmut após fuga de tropas russas

Ministério da Defesa da Rússia estaria divulgado informações falsas sobre a situação no front de batalha na região

Internacional|

Soldado ucraniano na zona de confronto com a as tropas russas na região de Bakhmut
Soldado ucraniano na zona de confronto com a as tropas russas na região de Bakhmut Soldado ucraniano na zona de confronto com a as tropas russas na região de Bakhmut

O chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, acusou nesta sexta-feira (12) o Ministério da Defesa da Rússia de mentir em seus relatórios de guerra e denunciou que as tropas ucranianas se aproximaram até 500 metros a noroeste de Bakhmut devido à fuga das tropas regulares russas que protegiam aquele flanco.

"Se olharmos para os mapas, o que está acontecendo em Berkhovka significa que o inimigo está se aproximando de Bakhmut e estará a uma distância de 500 metros de Bakhmut, onde ocupará todas as alturas táticas", disse o chefe do grupo paramilitar, visivelmente abalado, em um vídeo postado em seu canal no Telegram.

Prigozhin comentou o relatório divulgado hoje pelo porta-voz da Defesa, Igor Konashenkov, que afirmou que as tropas russas ocuparam "posições mais favoráveis" perto da barragem de Berkhovskaya, a noroeste da cidade.

Segundo o chefe do grupo paramilitar, "a perda da barragem de Berkhovskaya e desses territórios, que têm 5 quilômetros quadrados, significa que o inimigo liberou a estrada entre Bakhmut e Chasiv Yar que havia sido bloqueada anteriormente como parte do cerco".

Publicidade

Além disso, os ucranianos poderão "usar esta rota e aproveitar as alturas táticas, de onde Bakhmut parece estar na palma da mão", disse.

Prigozhin lembrou que o Grupo Wagner participa dos combates em Bakhmut desde 8 de outubro de 2022, e durante esse tempo ocupou praticamente toda a cidade, incluindo os territórios perdidos pelas tropas regulares russas nas últimas horas.

Publicidade

"Agora está ocorrendo o processo inverso: depois que entregamos os flancos, ocorreu uma retirada 'não' tática e, por isso, o companheiro Konashenkov, falando claramente, está falsificando a realidade. Houve uma fuga das unidades do Ministério de Defesa pelos flancos", afirmou.

Leia também

Depois disso, segundo previu, os ucranianos começarão "o cerco gradual" de Bakhmut.

Publicidade

"Exatamente o que venho alertando há muito tempo. Por esse motivo, o ministro (russo) da Defesa (Sergei Shoigu) e o chefe do Estado-Maior (Valeri Gerasimov) conseguiram com suas ações primeiro reduzir o número das tropas do Wagner para que eles não pudessem segurar os flancos, então eles decidiram que seus valentes soldados poderiam segurar os flancos, mas fugiram", ironizou.

Prigozhin denunciou que o Ministério da Defesa continua sem dar aos paramilitares "armas ou equipamentos de guerra, com a intenção de que Wagner finalmente saia", e apesar disso, seus grupos de assalto continuam atacando os últimos redutos ucranianos no oeste da cidade.

Finlândia completa 1º mês na Otan com exercício militar com os EUA perto da fronteira com a Rússia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.