Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Homem que abrigou terroristas do Bataclan vai a julgamento na França

Jawad Bendaoud é o dono do apartamento onde os autores do atentado de 13 de dezembro de 2015 foram mortos pela polícia, em Paris

Internacional|Fábio Fleury, do R7, com agências internacionais

Imprensa francesa na cobertura do julgamento em Paris
Imprensa francesa na cobertura do julgamento em Paris Imprensa francesa na cobertura do julgamento em Paris

Começou nesta quarta-feira (24), em Paris, o primeiro julgamento relacionado aos ataques da noite de 13 de novembro de 2015, quando dois terroristas ligados ao Daesh mataram 130 pessoas na capital francesa.

Quem está sentado no banco dos réus é o francês Jawad Bendaoud, que alugou seu apartamento na zona norte de Paris para o mentor do atentado, Abdelhamid Abaaoud e seu cúmplice Chakib Akrouh.

Abaaoud e Akrouh foram mortos pela polícia francesa durante uma ação de invasão ao apartamento, cinco dias depois dos ataques que começaram na casa de shows Bataclan. Além deles, a prima de Abaaoud, Hasna Aitboulahcen, também morreu no tiroteio.

Leia também

Bendaoud virou motivo de chacota na França ao se render à polícia. No vídeo da ação, ele aparece de olhos arregalados, dizendo que não suspeitava que os dois inquilinos fossem terroristas, mesmo com o país inteiro mobilizado na perseguição a eles e fotos espalhadas por todas as partes.

Publicidade

Se for condenado pela associação com os militantes, Bendaoud pode ser condenado a até seis anos de prisão. Ele recebeu da imprensa o apelido de "locatário do Daesh". A previsão é que o julgamento dure até três semanas.

Segundo a agência France24, o dono do apartamento já havia sido condenado em janeiro do ano passado por tráfico de drogas. A pena, que ele está cumprindo desde então, foi de três anos e oito meses de prisão.

Durante o julgamento, para evitar ser associado aos terroristas, Bendaoud se declarou "um simples traficante de drogas".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.