Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hungria investiga mortes de bebês prematuros em hospital

Oito prematuros morreram em apenas cinco dias

Internacional|

As autoridades sanitárias estão fazendo tudo o que podem para descobrir por que os oito bebês prematuros morreram
As autoridades sanitárias estão fazendo tudo o que podem para descobrir por que os oito bebês prematuros morreram As autoridades sanitárias estão fazendo tudo o que podem para descobrir por que os oito bebês prematuros morreram (Ingram Publishing/Getty Images/Ingram Publishing)

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, ordenou a realização de um inquérito sobre as mortes de oito bebês prematuros em cinco dias em um hospital na cidade de Miskolc, nordeste da Hungria.

O secretário de Estado de Saúde, Miklos Szocska, disse no momento do anúncio da abertura do inquérito, na segunda-feira (12) à noite, que as autoridades sanitárias estão fazendo tudo o que podem para descobrir por que os oito bebês prematuros morreram. Ele disse à rádio Kossuth nesta terça-feira (13) que os bebês morreram entre 5 e 10 de agosto.

"Há investigações em curso para revelar qualquer infecção em potencial", disse Szocska em um vídeo publicado no site oficial do governo, acrescentando que ainda não iria fechar o departamento especializado em bebês prematuros do hospital Borsod-Abauj-Zemplen, que trata de centenas de bebês a cada ano.

As taxas de mortalidade no departamento caíram para cerca de 30 por ano, de cerca de 50 ao longo dos últimos dois anos, disse Szocska.

Publicidade

"Há várias hipóteses: o aumento [em casos fatais] dá motivo para preocupação, pois precisamos revelar exaustivamente o que aconteceu, se há alguma ligação [entre as mortes] e o que poderia ser a causa", disse ele no vídeo.

Szocska disse que testes de laboratório levariam cerca de uma semana e que espera os resultados do inquérito em duas semanas. O diretor do hospital foi suspenso.

Publicidade

Um porta-voz da polícia disse na terça-feira que uma investigação criminal foi aberta, mas recusou-se a dar detalhes.

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.