Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Igreja Católica investiga denúncia de orgia em catedral na Inglaterra durante o lockdown

Caso teria acontecido no aposento dos padres de um templo em Newcastle no auge da Covid-19; religioso envolvido tirou a própria vida em 2021

Internacional|Do R7

Catedral fica em Newcastle, no nordeste da Inglaterra
Catedral fica em Newcastle, no nordeste da Inglaterra Catedral fica em Newcastle, no nordeste da Inglaterra

A Igreja Católica está investigando uma denúncia de orgia supostamente realizada no aposento dos padres da Catedral de Santa Maria, em Newcastle, na Inglaterra. Evento teria ocorrido durante o lockdown na pandemia de Covid-19.

O veículo britânico The Sunday Times afirmou que o padre Michael McCoy teria convidado fiéis para participar de uma festa em uma propriedade ao lado da catedral. Na época, o Reino Unido vivia uma dura política de restrição de circulação para evitar o aumento dos casos de Covid-19.

Segundo a imprensa do Reino Unido, McCoy se suicidou em 2021 após ter sido informado pela polícia que seria investigado por abuso sexual de menores.

O The Sunday Times teve acesso a uma carta enviada pelo arcebispo de Liverpool na qual ele afirma que foi procurado por assessores do papa Francisco para preparar “um relatório detalhado sobre os eventos que levaram à renúncia do bispo [Robert] Byrne”, que comandava a diocese de Newcastle e deixou o cargo em dezembro.

Publicidade

De acordo com o site britânico Metro, “uma série de reclamações foi feita por indivíduos dentro da diocese depois que surgiram informações sobre uma festa sexual nos aposentos dos padres anexos à catedral de Newcastle”.

A Agência Católica de Padrões de Salvaguarda (CSSA, na sigla em inglês) confirmou que iniciou uma “auditoria de salvaguarda não programada” na diocese de Hexham e Newcastle.

“Publicaremos nossas recomendações independentes publicamente, assim que possível, assim que nossa equipe concluir seu trabalho de investigação e atender a todas as linhas de investigação”, informou o chefe-executivo da CSSA, Stephen Ashley.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.