Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Índia bate recorde mundial de casos de covid pelo 2º dia seguido

Nova onda levou sistema de saúde ao colapso em muitas partes do país, inclusive com escassez de oxigênio para pacientes

Internacional|Da AFP

Índia bateu recorde mundial de novos casos do coronavírus, com 332.921 contágios
Índia bateu recorde mundial de novos casos do coronavírus, com 332.921 contágios Índia bateu recorde mundial de novos casos do coronavírus, com 332.921 contágios

Pelo segundo dia consecutivo, a Índia bateu recorde mundial de novos casos do coronavírus, com 332.921 contágios notificados em 24 horas, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

Na última quinta (22), o país havia registrado 314.644 casos. Com quase 1,4 bilhão de habitantes, a Índia enfrenta a segunda onda da pandemia de covid-19 e já acumula cerca de 16,3 milhões de contágios diagnosticados, segunda maior cifra no planeta em termos absolutos, atrás apenas dos EUA (32 milhões).

Além disso, a Índia soma aproximadamente 187 mil óbitos e vem registrando mais de 2 mil mortes por dia desde a última quarta (21). A segunda onda da pandemia levou o sistema de saúde ao colapso em muitas partes do país, inclusive com escassez de cilindros de oxigênio para pacientes de covid-19, principalmente na capital Nova Délhi, metrópole de mais de 20 milhões de habitantes.

A agressividade dessa fase da crise sanitária é atribuída a uma nova variante do Sars-CoV-2 surgida no país e a grandes aglomerações que ajudaram a disseminar o vírus, incluindo festivais religiosos, comícios políticos e partidas de críquete com torcida.

Publicidade

A nova onda derrubou as esperanças de que a Índia já pudesse ter superado o pior da pandemia, avaliação que fizera o governo do nacionalista Narendra Modi abaixar a guarda e permitir que a vida retornasse quase à normalidade.

Desde janeiro, um megafestival religioso em Haridwar atraiu mais de 25 milhões de peregrinos hindus, grade parte deles sem se preocupar em usar máscaras ou manter distanciamento físico. Para piorar, 13 pacientes com covid-19 morreram em um incêndio em um hospital na periferia de Mumbai na manhã desta sexta-feira (23).

Publicidade

Em termos proporcionais, quando se leva em conta o tamanho da população, a Índia está longe dos números vistos em outros países, como Brasil, Itália e nações do leste europeu, o que levanta o temor de que a situação possa ficar ainda pior.

Lar do maior fabricante de vacinas do mundo, o Instituto Serum, que produz localmente o imunizante anti-Covid da AstraZeneca, a Índia já aplicou a primeira dose em cerca de 130 milhões de pessoas, porém isso representa menos de 10% de sua população.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.