Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Integridade física' de usina de Zaporizhzhia foi 'violada', diz agência da ONU após vistoria

Central nuclear, que é a maior da Europa, está sob controle russo desde o mês de março; ataques se intensificam na região

Internacional|Do R7, com informações da AFP

Comitiva da ONU visitou nesta quinta-feira (1º) a usina nuclear de Zaporzhzhia
Comitiva da ONU visitou nesta quinta-feira (1º) a usina nuclear de Zaporzhzhia Comitiva da ONU visitou nesta quinta-feira (1º) a usina nuclear de Zaporzhzhia

O chefe da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), Rafael Grossi, disse nesta quinta-feira (1º) que "a integridade física" da usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, ocupada por tropas russas e bombardeada nas últimas semanas, foi "violada".

"É evidente que [...] a integridade física da usina foi violada em várias ocasiões" e "isso não pode acontecer novamente", declarou Grossi após retornar ao território controlado pela Ucrânia depois de inspecionar a usina nuclear durante o dia.

De acordo com a agência russa de notícias Interfax, o comboio da AIEA, formado por nove veículos, chegou ao território da maior central atômica da Europa por volta de 8h15 (horário de Brasília).

Depois de bombardeios que danificaram parte das instalações, a AEIA intensificou os alertas do risco de um desastre nuclear no local, além dos pedidos para realizar a missão.

Também nesta quinta-feira, um dos reatores da usina foi parado, depois que ocorreram novos ataques durante a madrugada em área próxima, dos quais Kiev e Moscou se acusam mutuamente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.