Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Irã assina acordo para permitir inspeções do programa nuclear

AIEA irá verificar o reator de água pesada de Arak e a mina de urânio de Gachin

Internacional|Do R7

Acordo foi firmado entre Yukiya Amano, da ONU, e Ali Akbar Salehi, do Irã
Acordo foi firmado entre Yukiya Amano, da ONU, e Ali Akbar Salehi, do Irã

O Irã e a AIEA (Organismo Internacional para a Energia Atômica) assinaram hoje um acordo que porá sob inspeção internacional o reator de água pesada de Arak e a mina de urânio de Gachin, informou a agência de notícias iraniana "Fars".

O acordo foi assinado durante a reunião que o diretor-geral da agência da ONU, Yukiya Amano, teve nesta manhã em Teerã com o presidente da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi.

O documento, que tem como base o Acordo de Salvaguardas do Tratado de Não-Proliferação, do qual o Irã é signatário, apresenta um roteiro para que o organismo internacional e as autoridades iranianas resolvam os outros pontos que enfrentam e que analistas da ONU possam controlar de perto que o programa nuclear iraniano tenha fins exclusivamente pacíficos.

A organização atômica iraniana assegurou que recebeu autorização do Conselho Supremo de Segurança Nacional para fazer o pacto, que encerra parte das disputas que Teerã e a AIEA tentam em vão resolver há quase dois anos.


Os diretores do programa nuclear iraniano, diz a "Fars", afirmaram que o acordo foi assinado pelo Irã de forma "voluntária" e com base nos "novos planejamentos do governo", que o moderado Hassan Rohani lidera desde agosto.

O presidente iraniano prometeu em sua campanha pactuar o mais rápido possível com Ocidente para pôr fim a suas inquietações sobre o programa nuclear iraniano e conseguir o alívio das sanções internacionais que asfixiam a economia iraniana.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.