Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jato 737 de combate a incêndio cai na Austrália, e pilotos sobrevivem

Comandantes foram levados a hospital, mas estão bem de saúde; ambos serão ouvidos durante a investigação do acidente

Internacional|Do R7

Restos da fuselagem queimada ficaram espalhados pelo descampado na Austrália
Restos da fuselagem queimada ficaram espalhados pelo descampado na Austrália Restos da fuselagem queimada ficaram espalhados pelo descampado na Austrália

Um Boeing 737 tanque a serviço do governo da Austrália, operado pela Coulson Aviation, caiu enquanto tentava apagar chamas do Parque Nacional do Rio Fitzgerald na última segunda-feira (6). Os pilotos, milagrosamente, sobreviveram e estão bem de saúde após o acidente, a cerca de 460 km de distância de Perth.

Únicos a bordo, os dois comandantes foram resgatados do local do acidente por helicóptero e transportados de avião para o hospital local em Ravensthorpe. Ambos sofreram apenas ferimentos leves, de acordo com o ABC News, da Austrália.

O acidente com a aeronave, que fazia transporte de passageiros e foi convertida para combater incêndios, ocorreu por volta das 16h40 no horário local, pouco depois da decolagem do aeroporto de Busselton, às 15h25.

Segundo investigações preliminares, o avião fez um "pouso horizontal", o que pode ter colaborado para a sobrevivência dos dois. O chefe do Escritório de Segurança em Transporte Aéreo da Austrália, Angus Mitchell, disse que o fato de o toque no solo não ter sido na vertical foi decisivo.

Publicidade

"Quando um avião grande atinge o solo longe de um aeroporto, geralmente, é uma catástrofe", disse Mitchell ao jornal australiano.

As chamas estão sob observação e aumentaram no local, o que configura uma ameaça ao ecossistema da região. O incêndio triplicou de tamanho desde que começou, na última segunda-feira (6).

Publicidade

Investigação do acidente

Em nota, o Escritório de Segurança em Transporte da Austrália (ATSB, na sigla em inglês) informou que iniciou uma apuração sobre o acidente no Parque Nacional do Rio Fitzgerald, ao sul de Ravensthorpe, na tarde de segunda-feira.

"O ATSB está reunindo uma equipe de investigadores de segurança de transporte de seus escritórios de Perth e Camberra com experiência em operações e manutenção de aeronaves, fatores humanos e recuperação de dados para conduzir a fase de coleta de evidências da investigação", disse em comunicado.

Publicidade

A entidade confirmou que os comandantes serão ouvidos: "Inicialmente, os investigadores procurarão entrevistar os pilotos e testemunhas para entender as circunstâncias do acidente e determinar a acessibilidade do local do acidente com o objetivo de realizar um exame in loco dos destroços da aeronave".

"O escopo da investigação e seu cronograma serão determinados à medida que o ATSB for construindo seu entendimento sobre a natureza do acidente", encerrou.

Assista, em inglês, às imagens do que restou da aeronave:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.