Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Joe Biden critica Vladimir Putin por morte de jornalistas na Ucrânia

Segundo presidente americano, profissionais da imprensa não dispõem de liberdade para trabalhar livremente nem na Rússia

Internacional|

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante discurso nesta terça-feira (3)
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante discurso nesta terça-feira (3) Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante discurso nesta terça-feira (3)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou nesta terça-feira (3) o presidente da Rússia, Vladimir Putin, devido à morte de 11 jornalistas na guerra na Ucrânia e por tentar "silenciar" aqueles que querem dizer a verdade sobre o conflito.

Em pronunciamento por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, Biden lamentou as mortes e os ferimentos sofridos por jornalistas desde que a invasão russa da Ucrânia começou.

O presidente americano criticou a pressão do Kremlin por uma lei de "desinformação" destinada a silenciar a mídia, que se baseia na repressão e censura ou na ameaça de punição e tem levado muitos veículos de comunicação a deixar a Rússia.

"Este é o preço que os profissionais da mídia e suas famílias estão pagando por nos contar sobre a guerra injusta e brutal de Putin na Ucrânia", disse o presidente americano. A imprensa livre "não é o inimigo do povo", acrescentou Biden.

Publicidade

"Pelo contrário, quando procura iluminar e educar, e não inflamar e entreter, a imprensa livre é a guardiã da verdade", ressaltou o democrata.

Biden prometeu também novas iniciativas, desde programas para proteger os jornalistas de acusações falsas até fundos para estender o apoio aos repórteres em situação de risco.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.