Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Kamala Harris apoia Lula no juramento de nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil

Vice-presidente norte-americana afirmou que incidente em Brasília visava 'ataque óbvio e claro ao processo democrático'

Internacional|Do R7

Vice-presidente Kamala Harris participou de juramento de nova embaixadora dos EUA no Brasil
Vice-presidente Kamala Harris participou de juramento de nova embaixadora dos EUA no Brasil Vice-presidente Kamala Harris participou de juramento de nova embaixadora dos EUA no Brasil

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, expressou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (9) durante o juramento da nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley.

"Sejamos claros, este foi um ataque óbvio e claro ao processo democrático", disse Harris durante a cerimônia em Washington.

"Eu disse à embaixadora Bagley que tenho muita confiança na capacidade de representar os Estados Unidos e de fornecer ao presidente Lula tudo o que necessitamos no que se refere ao trabalho que faremos juntos como aliados", acrescentou.

Harris destacou que o governo Biden "está ansioso para ver" o trabalho da nova embaixadora, uma diplomata veterana que já serviu como embaixadora dos EUA em Portugal de 1994 a 1997.

Publicidade

No evento, a vice-presidente dos EUA foi questionada se o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está atualmente na Flórida, deveria ser extraditado, mas ela não respondeu.

Os EUA condenaram imediatamente a violência no Brasil durante os ataques promovidos por milhares de apoiadores de Bolsonaro contra as sedes dos três poderes da República em Brasília.

Publicidade

Tanto ontem como hoje, vários legisladores democratas pressionaram o presidente dos EUA, Joe Biden, a expulsar o ex-presidente brasileiro do país.

Bolsonaro decidiu não comparecer à cerimônia de posse de Lula, como manda a tradição, e voou antes para a Flórida, ainda como governante, no avião presidencial.

Imprensa internacional repercute invasão do STF, Congresso e Planalto

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.