Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Kiev afirma que referendo separatista não afetará integridade da Ucrânia

Governo ucraniano não reconhecerá resultado do plebiscito realizado em Donetsk e Lugansk 

Internacional|

Referendo separatista está sendo realizado nas regiões de Donetsk e Lugansk
Referendo separatista está sendo realizado nas regiões de Donetsk e Lugansk Referendo separatista está sendo realizado nas regiões de Donetsk e Lugansk

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia defendeu neste domingo (11) que o referendo separatista realizado nas regiões de Donetsk e Lugansk e declarado ilegítimo em Kiev não afetará a integridade do país.

"A realização em 11 de maio do 'referendo' ilegítimo sobre o status das regiões de Donetsk e Lugansk não tem nenhum valor jurídico nem terá consequências legais para a integridade da Ucrânia", disse um comentário da Chancelaria.

Segundo a nota, "os organizadores dessa farsa violaram conscientemente a Constituição e a legislação da Ucrânia, desprezaram os apelos das autoridades ucranianas e da sociedade internacional".

A diplomacia ucraniana denunciou que por trás do plebiscito estão "grupos terroristas" e que a maioria da população das regiões no sudeste da Ucrânia não se deixou levar pelas ações.

Publicidade

"O povo ucraniano não reconhece nenhum referendo nem nas regiões de Donetsk e Lugansk, nem na Crimeia (anexada pela Rússia); e essa será a reação de toda a comunidade internacional", afirma a nota.

Por sua vez, o Ministério da Justiça da Ucrânia ameaçou com a perseguição judicial contra os organizadores da consulta.

Publicidade

"Aqueles que através das armas estão organizando isso assumirão a responsabilidade", advertiu o ministro da Justiça, Pavel Petrenko, em entrevista coletiva.

O referendo começou neste domingo em ambas as regiões no meio de fortes tensões entre o exército ucraniano e os insurgentes pró-Rússia.

Publicidade

A decisão de realizar o plebiscito foi tomada apesar do pedido do presidente russo, Vladimir Putin, no dia 8 para os separatistas adiarem a consulta.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.