Logo R7.com
RecordPlus

Kiev derruba monumento da era soviética que simbolizava amizade entre russos e ucranianos

Segundo o prefeito da capital da Ucrânia, Vitaly Klitschko, a obra tem significado completamente diferente após a invasão

Internacional|Do R7

  • Google News
Destruição do monumento foi aplaudida por ucranianos que presenciavam o momento
Destruição do monumento foi aplaudida por ucranianos que presenciavam o momento

Um monumento da era soviética erguido em Kiev para simbolizar a amizade entre Rússia e Ucrânia foi derrubado, nesta terça-feira (26), em resposta à invasão russa, de acordo com o prefeito da cidade.

A estátua mostrava um trabalhador ucraniano e outro russo em um pedestal segurando juntos uma ordem soviética de amizade. O monumento estava localizado sob o Arco da Amizade do Povo, erguido em 1982 para comemorar o aniversário de 60 anos da União Soviética.


“O monumento [...] simbolizava a amizade entre as nações ucraniana e russa. Agora vemos o que essa ‘amizade’ é: a destruição de cidades ucranianas, a ruína da vida dos ucranianos, o assassinato de dezenas de milhares de pessoas pacíficas. Estou convencido de que esse monumento tem um significado inteiramente diferente agora”, disse o prefeito de Kiev, Vitaly Klitschko.

A invasão da Ucrânia pela Rússia, lançada em 24 de fevereiro, deixou milhares de pessoas mortas ou feridas, reduziu cidades a cinzas e forçou mais de 5 milhões de pessoas a fugir para outros países.


Moscou chama suas ações de “operação especial” para desarmar a Ucrânia e protegê-la de fascistas.

A Ucrânia e o Ocidente dizem que esse é um pretexto falso para uma guerra iniciada sem provocação com o objetivo de tomar territórios, o que gerou temores de um conflito mais amplo na Europa que não são vistos desde a Segunda Guerra Mundial.

À medida que o monumento caía, uma multidão aplaudia, cantando Glória à Ucrânia, Glória aos Heróis, Glória à Nação Ucrânia.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.