Líder nacionalista morre em tiroteio com a polícia na Ucrânia
Coordenador de partido da extrema-direita era procurado por ligação com o crime organizado
Internacional|Do R7
O coordenador do Pravy Sektor, partido radical da extrema-direita na Ucrânia, Alexander Muzichko, morreu na madrugada desta terça-feira (25) após ser ferido em um tiroteio com a polícia de Kiev, informou o vice-ministro de Interior do país, Vladimir Yevdokimov.
Olexander Muzishko, conhecido como Sachko Le Blanc, líder do Pravy Sektor no oeste da Ucrânia, abriu fogo contra a polícia, segundo Evdokimov, citado pela agência Interfax Ucrânia.
Depois do tiroteio, ocorrido em uma cafeteria, ele ainda estava vivo, mas não resistiu aos ferimentos.
Sobe para 14 o número de mortos em deslizamento de terra nos EUA
Ucrânia manda suas forças saírem da Crimeia
"O médico do serviço de emergência constatou a morte ao chegar ao local", disse Evdokimov.
De acordo com o vice-ministro, Muzishko era procurado por sua ligação com o crime organizado. Três integrantes do Pravy Sektor foram detidos na segunda-feira (24) à noite.
Os detidos tinham um fuzil Kalashnikov e uma pistola Makarov. Os três foram levados para Kiev, segundo o vice-ministro.
As agências russas Ria Novosti e Interfax, que citam as autoridades judiciais russas, informaram que Muzishko era objeto de uma ordem de busca internacional emitida pela Rússia, onde era acusado de ter participado no ano 2000 nos combates na Chechênia ao lado dos separatistas islamitas e de responsabilidade na morte de mais de 20 soldados russos.
O movimento paramilitar ucraniano Pravy Sektor, presente nas barricadas durante os protestos de Kiev que resultaram na destituição do presidente Viktor Yannukovytch em fevereiro, se transformou no sábado (22) passado em partido político, ao lado de outras formações nacionalistas.
O principal líder do grupo, Dimytro Yaroch, pretende disputar a eleição presidencial antecipada de 25 de maio na Ucrânia.