Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Liga Árabe pede ajuda à UE para resolver "enorme problema" da Síria

Objetivo é estabilizar a situação e recuperar a democracia na Síria

Internacional|

O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Elaraby, pediu ajuda à União Europeia (UE) nesta terça-feira (20) para estabilizar a situação e recuperar a democracia na Síria que, segundo ele, "representa um problema enorme" para a região e a comunidade internacional.

Al Arabi, que discursou na comissão de Relações Exteriores do Parlamento Europeu (PE), destacou que Damasco, uma das cidades mais antigas da região, "está praticamente destruída". "Parte o coração ver o destroços históricos e humanos, e ao ver aos 13 milhões de refugiados e deslocados", declarou o líder da Liga Árabe.

Refugiados sírios enfrentam tempestade de neve e anseiam por cessar-fogo

Al Arabi agradeceu a "generosidade da UE" pelo respeito aos refugiados, mas reivindicou mais apoio para conseguir um futuro melhor para a Síria. "O futuro do país tem que passar pelos cidadãos", afirmou o diplomata, que explicou que a seu modo de ver o primeiro passo a ser dado é um cessar-fogo.

Publicidade

O secretário-geral lamentou que alguns membros do Conselho de Segurança da ONU, em referência à China e Rússia, vetem as resoluções nas quais se reivindica especificamente esse cessar-fogo. "Será que a União Europeia, quando se trata de reivindicar a cessação do fogo ou garantir assistência humanitária, não deveria poder usar o veto?", refletiu o líder da Liga Árabe.

Na segunda-feira, Al Arabi participou da reunião dos ministros de Relações Exteriores da UE, em que ambas as partes se mostraram a favor de aumentar a cooperação com os países árabes e a comunicação com o mundo muçulmano para solucionar o problema do radicalismo. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.