MafiaLeaks é criado para denunciar crime organizado italiano
A página está a serviço das vítimas que sofrem extorsões dos mafiosos
Internacional|Do R7

Um grupo de especialistas em informática italianos inaugurou nesta terça-feira (5) a página MafiaLeaks, na qual é possível fazer denúncias contra o crime organizado — informou o jornal italiano La Repubblica.
"Serve para denunciar as atividades da máfia de forma anônima, de maneira que aqueles que oferecem informações importantes sejam protegidos", explicou um dos fundadores.
A página está a serviço das vítimas da máfia, que sofrem extorsões, dos mafiosos que quiserem deixar a organização e colaborar com a Justiça, ou das pessoas que simplesmente queiram denunciar delitos cometidos pelo crime organizado.
Prefeito italiano proíbe que homens parem na rua para desafiar uns aos outros ou promover vingança
Berlusconi muda nome de partido e divide a centro-direita italiana
Para proteger a identidade de quem envia a mensagem, os técnicos estabeleceram um trâmite complexo que lhes permite garantir o anonimato on-line.
As mensagens podem ser enviadas a determinados juízes, jornalistas, ou membros das forças de segurança. Os nomes deles também não foram divulgados.
"Somos um grupo pequeno de técnicos. Pagamos do nosso bolso a gestão da página. Não é nosso trabalho fixo", disse um deles.
"O MafiaLeaks pode ser um instrumento eficaz para quebrar o muro de silêncio que protege a máfia", comentou o juiz antimáfia Nicola Gratteri.
Ele advertiu que é preciso manter a prudência, porque nesse ambiente reinam o desejo de vingança e as informações falsas.













