Mais de 19 mil pessoas abandonam suas casas na República Tcheca por causa de inundações
Nível das águas dos rios europeus vem subindo após as fortes chuvas do fim de semana
Internacional|Do R7

Mais de 19 mil pessoas foram evacuadas de seus lares na República Tcheca devido às fortes inundações causadas pelo aumento do nível das águas dos rios europeus após as fortes chuvas do fim de semana passado.
Cerca de metade dos deslocados são da região de Usti nad Labem, no norte do país, que ainda está em situação de risco pela incessante crescimento do rio Elba, informou nesta quarta-feira (5) a Rádio Praga.
O número de vítimas fatais pelos transbordamentos chega a oito e o número de pessoas resgatadas pelos bombeiros é de aproximadamente 500.
Inundações afetam países da Europa e causam destruição
As águas do Elba inundaram nesta madrugada a cidade de Strekov, de 100 mil habitantes, após o rio atingir um nível de entre 11 m e 11,5 m, o que superou a altura dos diques de contenção, de 10 metros, informou o jornal iDNES.
O rio Moldávia, que tem uma fluência de 2.500 metros cúbicos por segundo, segue ameaçando várias regiões. A circulação dos trens nas rotas regionais próximas foram canceladas.
Embora a situação na Boêmia do norte continue sendo crítica, especialmente na cidade de Melnik, em outras zonas do país já melhorou.
Segundo a Rádio Praga, nesta manhã voltaram a funcionar na capital cinco estações de metrô que tinham permanecido fechadas pelo perigo de inundações.
Também se iniciaram as tarefas de limpeza. A emissora informou que as autoridades tchecas destinarão até R$ 580 milhões (210 milhões de euros) aos municípios afetados pelas inundações.
Áustria se prepara para chegada de cheia
Reunindo cerca de 26 mil bombeiros, 1.600 soldados e vários voluntários, a operação contra a inundação do Rio Danúbio, que corre nos arredores da capital Viena, e as tarefas de limpeza de escombros e reconstrução seguem intensas nesta quarta-feira, especialmente nas áreas mais ocidentais, onde as águas já começaram a baixar.
Desde o início do temporal e da onda de inundações, duas pessoas morreram na Áustria, enquanto uma mulher de 90 anos encontra-se em estado crítico, e a polícia local segue seus trabalhos em busca de dois desaparecidos.
Em alguns pontos do leste do país, a inundação do Danúbio superou nas últimas horas os níveis registrados nas devastadoras enchentes de 2002, conhecidas como "as inundações do século".
Enquanto em algumas regiões a água começou a baixar, em outras, especialmente em torno de Viena, o nível do rio ainda não chegou a alcançar seu ponto máximo, segundo os serviços hidrológicos.
Em Korneuburg, ao norte da capital, o nível do rio chegou nesta madrugada aos 7,92 m, superando a máxima de 2002 (7,89 metros), e continuava crescendo nas horas seguintes.
Em Viena e outras localidades da região, o nível máximo deve ser alcançado nesta noite e, por isso, o alerta máximo segue vigente nessas áreas, informou a emissora pública ORF.
Os habitantes da capital austríaca esperam com calma a chegada da cheia, confiantes que as medidas de proteção construídas nos últimos anos possam limitar a um mínimo os danos provocados, como ocorreu em algumas das outras cidades da república alpina.
No entanto, ontem, a capital registrou alguns pontos de alagamentos de estabelecimentos e portos situados à beira do Danúbio, assim como uma estação de metrô próxima.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia












