Logo R7.com
RecordPlus

Mais de 2 mil testes nucleares já foram realizados no mundo desde 1945

Coreia do Norte assegurou ter realizado um teste com bomba de hidrogênio nesta quarta (6)

Internacional|Do R7

  • Google News
Teste de bomba H
supostamente feito pela Coreia do Norte eleva para 2.056 o número de testes nucleares realizados desde 1945
Teste de bomba H supostamente feito pela Coreia do Norte eleva para 2.056 o número de testes nucleares realizados desde 1945

A bomba de hidrogênio que a Coreia do Norte assegura ter testado na madrugada desta quarta-feira (6) eleva para 2.056 o número de testes nucleares realizados no mundo desde 1945.

O primeiro ensaio nuclear foi feito pelos Estados Unidos em 16 de julho de 1945. Denominado Experiência Trinity, o teste ocorreu a 48 quilômetros de Socorro, próximo a Alamogordo, no Novo México.


Após o êxito do teste, Washington lançou em agosto desse mesmo ano duas bombas atómicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, provocando a morte de cerca de 200 mil pessoas até o fim de 1945.

Coreia do Norte diz que testou bomba de hidrogênio e ONU convoca reunião


As vítimas mortais relacionadas com esses dois bombardeios aumentariam ao longo dos anos em decorrência dos níveis de radioatividade e das doenças associadas.

Segundo a CTBTO (Organização do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares), o número de testes nucleares realizados nas últimas sete décadas, até fevereiro de 2013 — quando o regime de Pyongyang testou outro dispositivo — era de 2.055.


No ranking das potências nucleares, os Estados Unidos lideram: o país realizou 1.032 testes nucleares, seguidos pela antiga União Soviética e Rússia, com 715.

França (210), Reino Unido (45), China (45), Índia (3), Paquistão (2) e Coreia do Norte, com quatro testes — incluindo este último ensaio anunciado por Pyongyang — são os outros países que constam da lista.


De acordo com os dados disponibilizados pela CTBTO, os testes nucleares realizados entre 1945 e 1980 libertaram 510 megatoneladas de energia, equivalente a 34 mil bombas usadas em Hiroshima.

Qual é o potencial de destruição da bomba H que a Coreia do Norte diz ter testado?

Em 1996, quando foi iniciado o processo para o Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares, as grandes potências estabeleceram moratórias unilaterais, que foram respeitadas até hoje. Só a Índia, Paquistão e a Coréia do Norte quebraram essa moratória.

Entre as potências nucleares, o regime norte-coreano foi o último a surgir com os testes de armas atómicas, em 2006. Desde então, Pyongyang realizou testes em 2009 e 2013 e, caso se confirme o ensaio desta madrugada, nesta primeira semana de 2016.

As manobras levaram à imposição de sanções internacionais contra o regime norte-coreano. Várias resoluções das Nações Unidas proíbem Pyongyang de realizar atividades nucleares ou ligadas à tecnologia de mísseis balísticos.

O Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares já foi assinado por 183 países, dos quais 162 ratificaram o documento. O acordo ainda aguarda pela aprovação de oito países detentores de tecnologia nuclear: China, Egito, Coreia do Norte, Índia, Irã, Israel, Paquistão e Estados Unidos.

O primeiro artigo desse tratado estabelece que todos os Estados signatários devem assumir o compromisso de não realizar testes de explosões, testes de armas nucleares ou de qualquer outra explosão nuclear.

Como explica a CTBTO, entidade que prepara e promove a aprovação do tratado, o protocolo proíbe explosões em toda a superfície do planeta, debaixo de água ou em zonas subterrâneas

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.