Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de 3.200 brasileiros estão presos no exterior, revela levantamento do Itamaraty

A maior parte das prisões, 34%, ocorreu na Europa por narcotráfico ou porte de drogas

Internacional|Carolina Martins, do R7, em Brasília

Levantamento do Itamaraty revela que o narcotráfico é o principal crime que leva à prisão de brasileiros no exterior
Levantamento do Itamaraty revela que o narcotráfico é o principal crime que leva à prisão de brasileiros no exterior Levantamento do Itamaraty revela que o narcotráfico é o principal crime que leva à prisão de brasileiros no exterior

O Ministério das Relações Exteriores informou, nesta quarta-feira (21), que existem 3.209 brasileiros presos fora do País. Os dados são de dezembro de 2013 e apontam um crescimento de quase 29% na comparação com 2011, quando os números começaram a ser registrados pelo governo.

A maior parte dos brasileiros presos no exterior está na Europa. São 1.108 detentos, o equivalente a 34% do total. A maioria deles, 329, está em Portugal. Espanha e Itália são os outros dois países europeus que mais têm brasileiros presos.

O levantamento do Itamaraty revela também que o narcotráfico é o principal crime que leva à prisão de brasileiros no exterior. Na Europa, os flagrantes ocorreram durante a tentativa de levar drogas principalmente para a Espanha, Itália e Portugal. França e Turquia também são destinos recorrentes dos brasileiros.

A diretora do Departamento de Brasileiros no Exterior, Luiza Lopes da Silva, afirma que a maioria dos casos é de pessoas que atuam como "mulas" no Brasil, ou seja, são pagas para levar a droga para outro País.

Publicidade

Celas de luxo: conheça as prisões que parecem o sonho da casa própria

Modelo brasileira é presa na China

Publicidade

Segundo a ministra isso complica ainda mais a situação dos presos, já que eles ficam detidos em um País onde não têm nenhum parente ou amigo e dependem exclusivamente do governo brasileiro.

— Normalmente esses crimes não envolvem a comunidade brasileira, são mulas do narcotráfico que vivem no Brasil. Isso quer dizer que a prisão deles tem um componente dramático porque eles estão longe da família e não conhecem ninguém no país. Estão literalmente sem pai nem mãe. É o governo que tem que prover toda a assistência.

Publicidade

Apenas em 2013, os gastos com assistência aos brasileiros presos no exterior foram de R$ 265 mil (US$ 120 mil).

América do Sul

O segundo continente com maior número de brasileiros presos é a América do Sul. Foram registradas 864 prisões, a maioria no Paraguai. Também na nos países sul-americanos o narcotráfico é o principal crimes, no entanto, são casos interligados com redes criminosas consolidadas.

Ao contrário da Europa, em que mulas são enviadas para tentar entrar com a droga no País esporadicamente, na América do Sul, brasileiros atuam com certa regularidades. De acordo com o diretora do Itamaraty, grande parte dos presos respondem por outras acusações, como tráfico de armas, e também são procurados pela justiça brasileira.

— Não são apenas narcotraficantes, há também tráfico de armas. Eles fazem parte de redes criminosas e têm, em muitos casos, um histórico criminal. Grande parte deles recusa assistência do governo para voltar para o Brasil porque também estão em divida com a justiça daqui.

Casos de tráfico de combustível, tráfico de pessoas e garimpo ilegal também são crimes comumente cometidos por brasileiros na América Latina.

Estados Unidos

A América do Norte abriga 729 brasileiros presos. A grande maioria está nos Estados Unidos e apenas 2% dos delitos são de narcotráfico. Para o governo brasileiro, isso demonstra que não há uma rota de tráfico de drogas entre Brasil e Estados Unidos.

Os crimes mais comuns são irregularidade migratória, violação de medida cautelar e resistência à prisão. Pedofilia e atentado ao pudor também são delitos registrados na comunidade brasileira que vive nos Estados Unidos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.