Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mandado de prisão contra Putin é ‘só o começo’, diz gabinete de Volodmir Zelenski

O presidente da Rússia teve ordem emitida pelo TPI por 'deportação de crianças em áreas da Ucrânia ocupadas pela Rússia'

Internacional|

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante evento oficial
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante evento oficial Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante evento oficial

A Presidência ucraniana celebrou nesta sexta-feira (17) a emissão de uma ordem de prisão contra o presidente russo Vladimir Putin pelo TPI (Tribunal Penal Internacional), que o considera responsável pela deportação de crianças em áreas da Ucrânia ocupadas pela Rússia.

“É só o começo”, comemorou o chefe do gabinete presidencial, Andriy Yermak, por meio do Telegram.

Para o ministro ucraniano de Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, a iniciativa “gira a roda da justiça”, conforme disse no Twitter.

“Aplaudo a decisão do TPI de emitir uma ordem de prisão contra Vladimir Putin e Maria Lvova-Belova”, comissária russa responsável pela infância, acrescentou. “Os criminosos internacionais terão que responder por ter roubado crianças e cometido outros crimes internacionais”, declarou Kuleba.

Publicidade

A Rússia foi acusada de ter levado ilegalmente crianças ucranianas para territórios ocupados pelas tropas de Moscou na Ucrânia.

Em 16 de fevereiro, durante uma reunião no Kremlin, Lvova-Belova disse à Putin que “adotou” um menino de Mariupol, uma cidade ucraniana que por meses ficou sitiada pelas tropas russas.

Publicidade

A Procuradoria ucraniana, por sua vez, exaltou uma “decisão histórica”.

Outro funcionário da presidência ucraniana, Mykhail Podoliak, afirmou que com essa decisão “o mundo mudou”. “É o início do fim de uma Rússia atual no cenário internacional”, escreveu no Twitter.

MiG-29 entregues à Ucrânia decolam na vertical e passam de 2.400 km/h

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.