Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Mandela será enterrado no dia 15, diz presidente da África do Sul

Líder que combateu o apartheid morreu na quinta-feira (5), aos 95 anos

Internacional|Do R7, com agências internacionais

Ex-presidente recebe homenagens no mundo todo
Ex-presidente recebe homenagens no mundo todo

Nelson Mandela, morto na última quinta-feira (5), será enterrado no próximo dia 15, na aldeia de Qunu, afirmou nesta sexta-feira (6) o presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

Qunu é o local onde o ex-presidente sul-africano passou a infância. Além disso, serão realizadas homenagens em todas as províncias.

"Vamos dar um funeral de Estado ao ex-presidente Nelson Mandela, e ele será enterrado em 15 de dezembro em Qunu, em Cabo Oriental", disse Zuma.

— Nós iremos trabalhar em conjunto para organizar o funeral mais digno possível para este filho excepcional de nosso país e pai de nossa jovem nação.


O atual presidente sul-africano agradeceu as mensagens de condolências vindas de toda a África do Sul e do mundo inteiro.

Morte de Mandela provoca despedida dolorosa em todo o mundo


Líderes mundiais lamentam morte

Conheça as frases marcantes de Mandela


Toda a próxima semana foi declarada "semana nacional de luto, e começará domingo, 8 de dezembro, com "um dia nacional de orações e reflexões".

A cerimônia de homenagem a Mandela, que combateu o apartheid, inclui uma cerimônia oficial, a céu aberto, no estádio Soccer City, em Soweto, perto de Johannesburgo.

O corpo do líder ficará exposto em Union Buildings, a sede da Presidência, em Pretória, do dia 11 ao 13 de dezembro.

Funeral de 12 dias

O jornal The Guardian, que teve acesso a um documento interno do governo sul-africano, havia informado que o funeral de Mandela duraria 12 dias e seria um dos maiores da história.

De acordo com o Guardian, embora tenha sido redigido um ano atrás e esteja sujeito a revisões, o plano é uma mostra de como o país se preparou para o maior funeral de sua história.

O presidente americano Barack Obama deve comparecer ao funeral acompanhado de todos os ex-presidentes de seu país ainda vivos, como Bill Clinton, Bush pai e filho e Jimmy Carter. A mandatária brasileira Dilma Rousseff também deve comparecer ao funeral, assim como dezenas de outros líderes mundiais.

Autobiografia de Mandela destaca humildade de grande líder

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.