Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Manifestação pró-Rússia leva milhares de manifestantes para as ruas em Donetsk

Cidade do leste da Ucrânia tem protesto com mais de 4 mil pessoas

Internacional|

Manifestantes pedem ajuda do presidente ucraniano deposto
Manifestantes pedem ajuda do presidente ucraniano deposto Manifestantes pedem ajuda do presidente ucraniano deposto

Cerca de 4.000 pessoas participaram de uma manifestação neste sábado em Donetsk, cidade de maioria russa do leste da Ucrânia, agitando bandeiras russas e exigindo a volta do presidente deposto Viktor Yanukovytch.

"Rússia, nos ajude!", "Yanukovytch, nos ajude!", gritavam os manifestantes, que exigiam também a renúncia de Serguei Taruta, bilionário nomeado recentemente governador da região pelas novas autoridades em Kiev.

Os manifestantes mencionaram pela primeira vez o retorno de Viktor Yanukovytch, destituído no fim de fevereiro pelo Parlamento depois de uma violenta repressão a manifestações na capital ucraniana e de sua fuga para a Rússia.

Milhões de dólares e ouro são encontrados na residência de ex-ministro ucraniano

Publicidade

Manifestantes a favor da Rússia invadem base militar na Crimeia

Alguns exibiam imagens de Yanukovytch, nascido na região de Donbas, onde fica Donetsk, e cartazes com as frases: "Volte Yanukovytch!" ou "Yanukovytch, salve Donbas!".

Publicidade

A manifestação foi pacífica, ao contrário dos atos das últimas semanas, quando houve confrontos com partidários de Kiev, que terminaram com a morte de uma pessoa e com a ocupação de prédios públicos.

Os serviços de segurança ucranianos (SBU) anunciaram neste sábado a detenção do líder separatista regional Mikhailo Tchumatchenko, chefe das "Milícias Populares de Donbas", acusado de atentar contra a integridade territorial ucraniana.

Publicidade

A situação é tensa no leste russófono da Ucrânia, principalmente depois da anexação da Crimeia pela Rússia em três semanas, em meio à ocupação da península ucraniana por grupos armados russos.

Kiev acusa os serviços secretos de Moscou de estarem por trás da tensão nas regiões pró-russas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.