Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Manifestantes turcos enfrentam policiais e anunciam novo protesto para domingo

Após a divulgação da notícia sobre o despejo de milhares de manifestantes que ocupavam o Parque Gezi, inúmeras manifestações começaram a ser formadas

Internacional|Do R7, com agências internacionais

A polícia turca evacuou milhares de manifestantes que ocupavam o Parque Gezi de Istambul
A polícia turca evacuou milhares de manifestantes que ocupavam o Parque Gezi de Istambul A polícia turca evacuou milhares de manifestantes que ocupavam o Parque Gezi de Istambul

A polícia turca evacuou ao anoitecer deste sábado (15) milhares de manifestantes que ocupavam o Parque Gezi de Istambul, duas horas depois de um novo ultimato do premier turco, Recep Tayyip Erdogan, forçando-os a deixar o local.

As forças de ordem entraram no parque, reduto da contestação antigovernamental que há duas semanas agita a Turquia, e expulsaram todos os ocupantes atirando bombas de gás lacrimogênio.

Alguns dos manifestantes deslocados da Praça Taksim e dos arredores do parque decidiram se reunir no próximo distrito de Harbiye, onde novamente enfrentaram a repressão das forças antidistúrbios.

Uma grande multidão se agrupou na região de Galatasaray e na avenida Istiklal, que dá acesso a Praça Taksim, enquanto em outro bairro da cidade, Besiktas, um grupo de moradores bloqueou o transito de outra importante via.

Publicidade

Primeiro-ministro turco fala em "paciência está se esgotando" e envia "última advertência"

Turquia multa quatro canais de televisão por transmitirem protestos contra governo

Publicidade

Polícia turca e manifestantes voltam a se enfrentar

Após a divulgação da notícia sobre o despejo no centro de Istambul, inúmeras manifestações começaram a ser formadas em outras cidades, como a capital, Ancara, a terceira cidade do país, Esmirna, e outras cidades de menor tamanho, caso de Adana, Eskisehir, Samsun e Antalya.

Publicidade

Foi anunciada uma manifestação em massa para o domingo (16) a partir das 16h locais (10h de Brasília) para lembrar os quatro mortos na onda de protestos que ocorre na Turquia há mais de duas semanas. "Aos que perguntam o que vamos fazer, dizemos com clareza que não vamos abandonar o parque Gezi, que se transformou em um símbolo", disse a Plataforma de Solidariedade da praça Taksim em comunicado emitido pouco antes de começar a expulsão de manifestantes por parte da polícia turca.

"A pergunta é como vamos ficar, e os passos que forem dados de agora em diante serão decididos por aqueles que fizeram grandes sacrifícios por este lugar", acrescenta a nota, segundo o site do jornal turco "Hurriyet".

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.