Mediterrâneo é a rota mais fatal para imigrantes, diz Organização Internacional de Migrações
Mais de 2.000 imigrantes morreram este ano tentando ir da África até a Europa
Internacional|Do R7

Mais de 2.000 imigrantes morreram este ano ao tentar atravessar o Mediterrâneo, desde a norte da África até Europa, o que transformou esta rota "na mais mortal para os imigrantes que buscam uma vida melhor", informou nesta terça-feira (4) a OIM (Organização Internacional de Migrações).
No mesmo período do ano passado morreram nesse trajeto 1.607 imigrantes, quase a metade das 3.279 pessoas que morreram em todo o ano de 2014.
Os números evidenciam que o Canal da Sicília, no Mediterrâneo central, que liga a Líbia à Itália, é muito mais perigosa do que outras rotas.
Apesar de Itália e Grécia terem tido um número parecido de chegadas de imigrantes (97 mil e 90.500, respectivamente), as taxas de mortalidade foram muito diferentes.
Imigrante morre asfixiado ao tentar entrar na Espanha dentro de uma mala
Quatro imigrantes ilegais morrem afogados na tentativa de nadar do Marrocos até Ceuta
Na Itália morreram 1.930 imigrantes este ano, enquanto no caso da Grécia foram 60, disse a OIM.
A última tragédia no Mediterrâneo ocorreu na semana passada no Canal da Sicília, quando 19 imigrantes - parte de um grupo de 456 - morreram.
O motor do bote se reaqueceu e a água potável disponível foi utilizada para esfriá-lo, o que provocou a morte de 14 passageiros de calor, fadiga e sede, segundo testemunhas de outros imigrantes que viajavam na mesma embarcação.
Apesar das continuas tragédias, a OIM reconheceu hoje que o número de mortes diminuiu de forma significativa nos últimos meses e que em grande medida isto se deve ao reforço da operação Triton, um dispositivo da União Européia para vigiar suas fronteiras marítimas e que recupera as vítimas de naufrágios.
O relançamento dessa operação colocou à disposição mais embarcações que controlam as águas internacionais, onde as imigrantes enfrentam as maiores dificuldades.
Neste ano, cerca de 190 mil imigrantes foram resgatados. A OIM alertou que nos próximos meses, de verão no hemisfério norte, a tendência é que aumentem as tentativas de atravessar o mediterrâneo.
Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!












