Meninas de Chibok: jovens raptadas pelo Boko Haram reaparecem em vídeo
Garotas foram sequestradas em abril de 2014 de uma escola em Chibok, no norte da Nigéria
Internacional|Da ANSA

Foi divulgado um vídeo que provaria que algumas das quase 300 estudantes sequestradas pelo grupo jihadista nigeriano Boko Haram em 14 de abril de 2014 estão vivas. Segundo a emissora CNN, a gravação é de dezembro passado e teria sido feita pelos extremistas para dar uma prova de vida das jovens.
Também foram tornadas públicas as imagens de uma mãe que se aproxima da tela de um computador onde era transmitido o vídeo e reconhece sua filha. "Minha Saratu", diz a mulher, em prantos.
As garotas foram raptadas de uma escola de Chibok, no norte da Nigéria, região que concentra a atuação do Boko Haram.
As meninas de Chibok: a cidade nigeriana que perdeu suas garotas
Boko Haram queima crianças vivas em atentado que deixou pelo menos 65 mortos na Nigéria
Das 276 meninas sequestradas, 219 continuam desaparecidas — apenas algumas dezenas conseguiram fugir.
O episódio atraiu a atenção da comunidade internacional para um dos grupos mais sanguinários da África, até então ignorado pelo resto do mundo, e gerou uma grande campanha pela libertação das jovens, tendo como uma de suas líderes a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.
"Já se passaram dois anos, e a atenção da imprensa caiu. Mas aquelas garotas têm hoje, mais do que nunca, o direito ao futuro. Acho justo, dois anos depois, pedir novamente a atenção da comunidade internacional. Não há futuro para o mundo sem liberdade plena para as mulheres", escreveu o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, em sua newsletter semanal.
No último mês de março, circulou um vídeo no qual o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, dizia que havia chegado o "fim", levantando rumores sobre uma possível rendição do grupo. No entanto, desde então a hipótese de que a organização islâmica poderia deixar as armas não foi confirmada.
Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!











