Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ministro da Defesa britânico cobra 'gratidão' da Ucrânia por envio de armas

Ben Wallace reclamou que recebeu uma lista de pedidos quando visitou Kiev como se fosse uma loja online

Internacional|Do R7

Ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, adverte Ucrânia sobre envio de armas
Ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, adverte Ucrânia sobre envio de armas

O ministro da Defesa britânico, Ben Wallace, afirmou nesta terça-feira em Vilnius, onde está sendo realizada a cúpula da Otan, que tanto o Reino Unido como os Estados Unidos advertiram à Ucrânia que "não são a Amazon" e pediram "gratidão" pela entrega de armas.

Wallace recomendou ao presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, que ele se mostrasse agradecido para convencer os políticos, principalmente dos Estados Unidos, que "hesitam" em aumentar o envio de equipamentos.

Alguns aliados que fornecem ajuda defensiva a Kiev "querem ver gratidão", destacou o ministro à imprensa britânica durante a cúpula da Otan na capital lituana.

"Aqui vai um pequeno aviso: goste ou não, as pessoas querem ver gratidão. Meu conselho aos ucranianos: você tem que persuadir os países a abrir mão de seus próprios arsenais. E sim, a guerra é uma causa nobre e sim, nós a vemos como uma guerra não apenas por vocês, mas também por nossas liberdades", declarou Wallace.


"Mas às vezes você tem que persuadir os legisladores no Capitólio, nos Estados Unidos", acrescentou.

Leia também

De acordo com a emissora Sky News, Wallace negou que a falta de um plano para a Ucrânia ingressar na Otan prejudicaria a moral no campo de batalha, ressaltando que Kiev está pedindo mais antes mesmo de receber o último lote de doações.


Nesse sentido, destacou que os americanos avisaram Zelensky de que "não são a Amazon" e que ele também disse o mesmo ao presidente ucraniano em junho do ano passado.

"Disse aos ucranianos no ano passado, quando conduzi 11 horas até Kiev para que me dessem uma lista (com pedidos), que não sou a Amazon", comentou o ministro, segundo a emissora britânica.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.