Na categoria 1, furacão Dorian avança rumo a província canadense
Centro Nacional de Furacões dos EUA prevê ventos de tempestade tropical em Massachusetts e condições de furacão na Nova Escócia
Internacional|Da EFE
O furacão Dorian, que causou pelo menos 43 mortes nas Bahamas nesta semana, mantém ventos máximos sustentados de 140 km/h e ameaça neste fim de semana a província canadense de Nova Escócia, segundo informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
Dorian se desloca em direção nordeste a 41 km/h e se encontra 230 quilômetros a sudeste de Nantucket, em Massachusetts, nos EUA, e 500 a sudeste da cidade de Halifax, no Canadá. O NHC prevê ventos de tempestade tropical em partes do sudeste de Massachusetts e condições de furacão em Nova Escócia.
Leia também
Dorian deixa 800 pessoas isoladas em ilha na Carolina do Norte
Furacão Dorian toca o solo na Carolina do Norte, nos EUA
Dorian enfraquece e cai à categoria 1 em frente à Carolina do Norte
Dorian: os recordes do furacão que devastou as Bahamas e ameaça a Flórida
Veja o antes e depois das Bahamas após passagem de furacão Dorian
Segundo as previsões, o furacão, de categoria 1 - de um máximo de 5 - na escala Saffir-Simpson, manterá até o domingo o deslocamento para o nordeste.
Dorian é acompanhado neste sábado no Atlântico pela tempestade tropical Gabrielle e uma depressão tropical. É esperado para hoje um fortalecimento de Gabrielle ao se deslocar para o noroeste com ventos máximos sustentados de 85 km/h.
Um dos mais prolongados da história, o furacão Dorian deixa o território dos EUA em direção ao Canadá após dez dias gerando chuvas torrenciais e fortes ventanias. Desde que há registros, menos de 10% dos furacões se mantiveram ativos durante tanto tempo.