Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nova primeira-ministra do Reino Unido já disse que a monarquia é 'vergonhosa'; assista ao vídeo

Apesar das críticas à família real no passado, Liz Truss afirmou ter mudado de opinião e se diz apoiadora desse sistema político

Internacional|Gabriel Herbelha*, do R7

Liz Truss sorri durante conferência do Partido Conservador
Liz Truss sorri durante conferência do Partido Conservador Liz Truss sorri durante conferência do Partido Conservador

A rede de televisão britânica ITV News divulgou nesta semana um vídeo que mostra a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, criticando o sistema político monárquico do país.

As imagens, feitas em 1994, quando ela tinha 19 anos e ainda era estudante, mostram Truss fazendo comentários sobre a família real durante uma conferência do Partido Liberal Democrata.

“Eu não sou contra ninguém pessoalmente, eu sou contra a ideia de que uma pessoa pode nascer para governar, que uma pessoa, baseada apenas na família em que nasceu, pode se tornar chefe de estado. Eu acho isso vergonhoso”, declarou Truss.

Apesar das declarações mais progressistas durante a juventude, pode-se dizer que a britânica mudou consideravelmente suas posições políticas. Hoje, Truss é líder do Partido Conservador e se diz apoiadora da família real. Durante a campanha em que foi eleita para o cargo, ela foi questionada sobre as posições antigas que tinha.

Publicidade

“Eu era uma adolescente naquele tempo, e acredito que pessoas que nunca mudaram de opinião sobre nada, e pensam o mesmo dos 16 aos 46 anos, não são pessoas normais como eu. Tenho a capacidade de aprender com os erros que cometi, coisas que fiz que estão erradas, e seguir em frente”, afirmou.

Após o anúncio da morte da rainha Elizabeth 2ª, nesta quinta-feira (8), Liz fez um pronunciamento em frente à sede do governo e destacou o legado da monarca durante os 70 anos à frente do trono.

Publicidade

Ao encerrar o discurso, a nova chefe da política do Reino Unido disse a clássica frase de louvor à monarquia: "Deus salve o rei", já em referência ao herdeiro, o rei Charles 3º.

Elizabeth 2ª reuniu-se com a primeira-ministra na última terça-feira (6), cerca de 48 horas antes de falecer, no Palácio de Balmoral, na Escócia. O encontro oficializou Truss no cargo.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Lucas Ferreira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.