Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novo incêndio na região chilena de Valparaíso destrói 200 hectares

Bombeiros que trabalham desde a sexta-feira fizeram avanços no controle do fogo, ainda ativo

Internacional|

Na semana anterior, também foram usados helicópteros para apagar o incêndio
Na semana anterior, também foram usados helicópteros para apagar o incêndio Na semana anterior, também foram usados helicópteros para apagar o incêndio

Um novo incêndio, registrado na sexta-feira (18) na comunidade de Santo Domingo, 100 km ao sul de Valparaíso, permanecia ativo neste sábado com vários focos, após consumir mais de 200 hectares, informou a Confederação Nacional Florestal (Conaf) do Chile.

O fogo ocorreu na região de Valparaíso (centro-oeste), cuja cidade principal foi assolada na semana passada pelo pior incêndio de sua história, que deixou 15 mortos, 2.900 casas destruídas, 12.500 famílias afetadas e mais de 1.070 hectares queimados.

Um total de 13 helicópteros, dois aviões Dromader e brigadas de bombeiros e do Conaf, vindos de vários pontos do país lutavam para que o incêndio, que já devastou 200 hectares de pastagens e matagal, não chegasse às casas situadas nas proximidades do cruzamento La Manga-Bucalemu, na comunidade de Santo Domingo.

Governo chileno envia fundos de emergência para Valparaíso por incêndio

Publicidade

Os bombeiros que trabalham desde a sexta-feira fizeram avanços no controle do fogo, ainda ativo.

"Estamos reforçando as linhas antichamas nestas áreas e concentramos a maior quantidade de recursos no que denominados de cabeça do incêndio", na parte norte, já que ali se apresentam vários focos nas áreas de fendas e declives fortes, explicou em um comunicado Segio Mendoza, gerente de Manejo do Fogo da Conaf.

Publicidade

A região está em alerta vermelho para poder dispor de todos os recursos na luta contra o incêndio.

Além disso, o organismo estatal de proteção civil do Chile (Onemi) decretou na sexta-feira alerta vermelho em Valparaíso pelo incêndio florestal e alerta precoce em toda a região devido a "condições propícias para a ocorrência e a propagação de incêndios florestais".

Publicidade

A região de Valparaíso também sofreu neste sábado um terremoto de baixa intensidade, 4,1 na escala Richter, que não causou danos pessoais, alteração de serviços básicos ou infraestruturas, segundo a Onemi.

Governo brasileiro manifesta solidariedade às vítimas do incêndio no Chile

Incêndio no Chile é o mais grave da história de Valparaíso

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.