Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Número de mortos em atentado na Turquia sobe para 36. Cerca de 150 pessoas ficaram feridas

Três-homens bomba atiraram e detonaram explosivos em ataque ao aeroporto de Ataturk

Internacional|Do R7, com Reuters

Peritos trabalham na área externa do aeroporto, que também foi atingida
Peritos trabalham na área externa do aeroporto, que também foi atingida Peritos trabalham na área externa do aeroporto, que também foi atingida

O primeiro-ministro da Turquia Binali Yildirim afirmou na madrugada desta quarta-feira (29) — noite de terça no Brasil — que o ataque ao aeroporto de Ataturk, em Istambul, deixou 36 pessoas mortas. As primeiras descobertas sobre o atentado, disse ele, apontam para a responsabilidade do Estado Islâmico.

Segundo Yildirim, o ataque foi cometido por três homens-bomba, e não dois, como informado anteriormente. Os agressores dispararam com metralhadoras no terminal internacional das chegadas e em seguida se explodiram.

Em outra entrevista, o ministro da Justiça Bekir Bozdag informou que 147 pessoas ficaram feridas. O governador de Istambul, Vasip Sahin, também confirmou o relato de testemunhas apontando para a ação de três homens-bomba.

O ataque aconteceu pouco depois das 22h (hora local, 16h de Brasília). A polícia disparou contra os agressores para impedi-los de chegar a uma checagem de segurança do Ataturk, o terceiro aeroporto mais movimentado da Europa, mas os terroristas se explodiram.

Continua após a publicidade

Uma autoridade turca que pediu para ficar no anonimato informou que a maioria dos mortos são de nacionalidade turca, mas ressaltou que há sim estrangeiros entre as vítimas. Veja imagens da tragédia.

O aeroporto se tornou um caos, segundo vídeos do ataque e relatos de sobreviventes.

Continua após a publicidade

"Houve uma grande explosão, extremamente alta. O teto caiu. Dentro do aeroporto estava terrível, não se podia reconhecê-lo, o dano é grande", declarou Ali Tekin, que estava na sala de desembarque à espera de uma pessoa quando o ataque ocorreu.

Uma mulher chamada Duygu disse que estava no controle de passaportes após acabar de pousar em um voo vindo da Alemanha quando ouviu as explosões.Várias testemunhas disseram ter ouvido disparos antes da detonação das bombas.

Continua após a publicidade

— Todo mundo começou a correr. Todo mundo ficou coberto de sangue e partes do corpo. Eu vi buracos de balas nas portas.

Ataturk é o maior aeroporto da Turquia e um grande centro de conexões para os viajantes internacionais. No ano passado foram 65 milhões de passageiros.

Autoridades interromperam a decolagem de voos regulares no aeroporto e os passageiros foram transferidos para hotéis, disse um funcionário da Turkish Airlines. Antes, um funcionário do aeroporto afirmou que alguns voos foram desviados.

Responsabilidade

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque, o último de uma série de atentados suicidas este ano, mas a agência de notícias Dogan informou que as indicações iniciais sugeriram que o Estado Islâmico pode ter sido responsável, citando fontes policiais, informação confirmada pelo primeiro-ministro turco.

O ataque tem algumas semelhanças com um ataque suicida realizado por militantes do Estado Islâmico no aeroporto de Bruxelas, em março, que matou 16 pessoas.

O presidente turco Tayyip Erdogan disse que o ataque deveria servir para uma mudança global no enfrentamento contra grupos militantes terroristas.

— O ataque, que aconteceu durante o mês sagrado do Ramadã, mostra que as ações terroristas não levam em conta a fé nem os valores das pessoas. As bombas que explodiram hoje em Istambul poderiam ter acontecido em qualquer aeroporto de qualquer cidade do mundo. 

Para Erdogan, o terrorismo era o objetivo final do ataque. 

— Está claro que este ataque não tem nenhum objetivo a não ser fazer propaganda contra nosso país usando o sangue e a dor de pessoas inocentes.

A Turquia tem sofrido uma onda de atentados neste ano, incluindo dois ataques suicidas em áreas turísticas de Istambul atribuídos ao Estado Islâmico, e dois carros-bomba na capital, Ancara, que foram reivindicados por um grupo militante curdo.

No ataque mais recente, um carro-bomba destruiu um ônibus da polícia no centro de Istambul durante a hora do rush da manhã, matando 11 pessoas e ferindo outras 36 perto da principal área turística, uma grande universidade e o gabinete do prefeito.

A Turquia, que faz parte da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado islâmico, também está lutando contra militantes curdos em seu sudeste de maioria curda.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.