Obama e Putin discutem por telefone sobre Ucrânia e mantêm posicionamentos
É a segunda vez que os presidentes conversam sobre um possível desfecho da situação
Internacional|Do R7
O presidente russo Vladimir Putin telefonou para o presidente americano Barack Obama nesta segunda-feira (31) para discutir a proposta dos Estados Unidos apresentada pelo secretário de Estado, John Kerry ao ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, para uma resolução diplomática à crise na Ucrânia.
O presidente Obama sugeriu que a Rússia redigisse uma resposta concreta e os presidentes concordaram que Kerry e Lavrov se reuniriam para discutir os próximos passos.
Segundo a Casa Branca, Obama observou que o governo ucraniano continua a ter uma abordagem comedida e de desagravamento para enfrentar a crise, e avança com uma reforma constitucional e eleições democráticas. Ele exortou a Rússia por apoiar esse processo e pediu que o país evitasse novas provocações, incluindo o acúmulo de forças em sua fronteira com a Ucrânia.
Rússia anuncia criação de Ministério para Assuntos da Crimeia
Ucrânia rejeita plano russo de transformá-la em federação
Obama destacou ao presidente Putin que os Estados Unidos continuam a apoiar um caminho diplomático em estreita colaboração com o governo da Ucrânia e em apoio ao povo ucraniano com o objetivo de desescalar a crise.
Também deixou claro que isso continua a ser possível apenas se a Rússia retirar suas tropas e não tomar todas as medidas para violar ainda mais a integridade territorial e a soberania da Ucrânia.
Os Estados Unidos se opuseram fortemente às ações que a Rússia já tomou para violar a soberania da Ucrânia e a integridade territorial.