Obama promete toda ajuda necessária para vítimas de tornado em Oklahoma
O número de 24 mortes pode subir, já que equipes de resgate seguem buscando vítimas nos escombros
Internacional|Do R7

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ofereceu nesta terça-feira (21) condolências às vítimas de um enorme tornado no Estado do Oklahoma e prometeu destinar recursos federais para a recuperação e reconstrução das áreas afetadas.
"Como uma nação, nosso alvo agora é o trabalho urgente de resgate e o duro trabalho de recuperação e reconstrução que está pela frente", disse ele na Casa Branca.
— Ontem [segunda-feira] eu falei com a governadora [Mary] Fallin para deixar claro aos habitantes que eles terão à sua disposição todos os recursos de que precisarem.
A secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, e outros altos conselheiros informaram Obama sobre a resposta emergencial na localidade de Moore, onde escolas e um hospital foram destruídos na segunda-feira (20).
A cifra de mortos era de 24, mas as equipes emergenciais continuavam vasculhando os escombros.
Família morre ao tentar escapar de tornado escondendo-se no congelador
Tornado causa devastação em Oklahoma; assista
O presidente enviou nesta terça-feira de manhã a Oklahoma sua principal autoridade de auxílio no caso de desastres, o diretor da Agência Federal de Administração de Emergências (Fema), Craig Fugate, para ajudar no gerenciamento dos esforços de ajuda.
"O povo de Moore tem de saber que sua terra vai permanecer sólida, lá, para eles, além deles, pelo tempo que levar", disse Obama, que aprovou o envio à região de verbas federais destinadas a desastres.
Obama conversou na noite de segunda-feira com a governadora Fallin e o deputado Tom Cole para expressar pesar e condolências, informou a Casa Branca.
Segundo a Casa Branca, o envio da principal autoridade da Fema vai "garantir que todos os recursos federais estejam apoiando nossos parceiros locais, estaduais e tribais nas operações de salvamento e de segurança, incluindo busca e resgate".
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia














